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NOS consolida crescimento em 2019

As receitas cresceram 1,5% com a área de telecomunicações e a área de cinema e audiovisuais a serem os grandes contribuidores para os resultados positivos.

@NOS

O operador apresentou os resultados financeiros de 2019 que foram apoiados na inovação, na oferta de novos produtos e serviços e no reforço de investimento em redes de nova geração fixa e móvel, nomeadamente para o 5G.

No ano passado, as receitas atingiram 1,6 milhões de euros e aumentaram 1,5%, com a área de telecomunicações e a área de cinema e audiovisuais a apresentarem evoluções positivas face a 2018.

As receitas de telecomunicações atingiram 1,5 mil milhões de euros neste período, mais 1,1% que no exercício anterior, apesar do impacto menos positivo provocado pela redução das tarifas de terminação e pela diminuição de consumo de canais desportivos premium.

A área de cinema e audiovisuais registou uma forte recuperação no segundo e terceiro trimestre e um abrandamento no quarto trimestre. No entanto, considerando a totalidade de 2019, registou um crescimento das receitas no acumulado de 6,5%, para 118,8 milhões de euros.

O investimento realizado em 2019  foi de 374,4 milhões de euros, dos quais 99,7 milhões no último trimestre do ano.  No mesmo período, o EBITDA atingiu 641,1 milhões de euros, crescendo 2,7%, com a margem EBITDA a melhorar 0,5 pp para 40,1%. Este resultado justifica-se sobretudo pelo aumento do número de serviços e por ganhos de eficiência significativos.

O resultado líquido consolidado no exercício atingiu 143,5 milhões de euros, um acréscimo de 4,2% face ao verificado em 2018.

A NOS registou um aumento do número de serviços de 142 mil face ao período homólogo de 2018. No final de 2019, prestava cerca de 9,72 milhões de serviços chegando a 4,65 milhões de lares nacionais, mais 219 mil lares face a 2018.

O número de serviços móveis registou um aumento de 83 mil face ao período homólogo, contando no final de 2019 com 4,85 milhões. O número de clientes de televisão por subscrição de acesso fixo atingiu 1,36 milhões de clientes, face aos 1,33 milhões verificados um ano antes. O número total de clientes de televisão da NOS situava-se, no final do ano, em 1,64 milhões.

O número de serviços de banda larga fixa situava-se em 1,42 milhões face aos 1,38 milhões registados no período homólogo, enquanto o número de serviços de voz fixa alcançou os 1,78 milhões.

Na rede móvel, para além da expansão e modernização da sua rede 4G, a NOS investiu na cobertura de Matosinhos com a tecnologia 5G, tornando-a assim a primeira cidade 5G em Portugal.

Nos serviços empresariais, a NOS tem conseguido conquistar clientes relevantes no segmento corporate, quer no sector público quer no sector privado, o que levou a que o número de serviços empresariais atingisse os 1,52 milhões, face aos 1,50 verificados no final de 2018.

Miguel Almeida, CEO da NOS, explica a visão da empresa: «A nossa visão é a de uma NOS na linha da frente da tecnologia, com as melhores redes de comunicações, totalmente digital, integrando de forma transparente tecnologias como o 5G, a inteligência artificial, a cloud ou a IoT, de forma simples, eficiente e com um toque humano. Sempre com o propósito maior de disponibilizar os melhores serviços e a melhor experiência aos nossos clientes. Queremos ser actor principal no processo de evolução que todos vão experienciar e o catalisador da transformação das empresas para esta nova realidade, assegurando assim a maximização das oportunidades que esta revolução traz para Portugal e para os portugueses».

Sobre 2020, o responsável realçou que a empresa vai «acelerar o ritmo de transformação interna dando mais passos importantes na construção da nova NOS».