NacionalNotícias

Cinco startups portuguesas vão competir na Tech5

DefinedCrowd, Sword Health, Jscrambler, 20tree.ai e Barkyn foram as finalistas portuguesas escolhidas para a competição tecnológica.

Jannoon028/Freepik

A competição tecnológica anual organizada pela The Next Web (TNW) e Adyen revelou os cinco finalistas portugueses que vão competir este ano. DefinedCrowd, Sword Health, Jscrambler, 20tree.ai e Barkyn foram as scaleups selecionadas por um júri composto por investidores e especialistas em tecnologia.

As startups que já experimentaram um modelo negócio, criaram de receitas e estão numa fase de forte crescimento, sendo assim consideradas scaleups, vão agora enfrentar as congéneres europeias. Os factores em consideração no concurso serão a adaptação ao mercado, o capital e as rondas de investimento, o crescimento, a cobertura nos meios de comunicação social e o impacto social.

O vencedor da Tech5 será anunciado na conferência anual Founder’s Day da TNW, que se vai realizar no próximo dia 17 de Junho, em Amesterdão.

Patrick de Laive, co-fundador da TNW, explica a iniciativa: «Estamos realmente orgulhosos de ver como as empresas mais desenvolvidas da Europa conseguem posicionar-se no topo dos seus mercados em crescimento, financiamento e impacto social, e queremos continuar a consolidar a competição Tech5 para que as startups mais jovens possam conseguir o impacto que merecem».

Por seu lado, Juan José Llorente, dountry manager de Adyen em Espanha e Portugal, enaltece as scaleups finalistas portuguesas pelo grau de inovação nos respectivos sectores: «Estamos a contar com cada vez mais talento no mercado de startups portuguesas, que estão a demonstrar uma capacidade de inovação e adaptação muito superior ao de outros mercados. Queremos felicitar estes cinco finalistas e desejar-lhes a melhor das sortes na final, contra as restantes scaleups europeias».