NacionalNotícias

Novo portal de serviços públicos da AMA tem tecnologia da Liferay

A Liferay DXP foi a plataforma escolhida para a criação do ePortugal.

A plataforma Liferay DXP foi escolhida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), organismo público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa no País, para a criação do ePortugal, o novo portal que integra 2500 serviços públicos para cidadãos e empresas.

A entidade identificou como principais desafios simplificar o acesso à informação através de uma única plataforma, melhorar o desempenho, a experiência de utilização, a acessibilidade e a satisfação na utilização do portal.

Segundo a empresa, a AMA seleccionou a solução em virtude de já ter «conhecimento prévio da tecnologia», já que utilizava software da Liferay desde 2014, e por ter um «custo total de propriedade (TCO) mais vantajoso».

Além disso, a Liferay DXP vai permitir «novas funcionalidades» e  uma capacidade de resposta às necessidades presentes e futuras da agência. Outra das vantagens é o facto da plataforma possibilitar a fácil integração de várias aplicações e tecnologias num único portal (Single Sing on).

«A AMA oferece agora aos portugueses um portal único, mais digital, moderno e personalizável assente na tecnologia Liferay DXP. Trata-se de um trabalho contínuo que requer a actualização permanente da informação por parte da entidade e um enriquecimento com mais serviços para cidadãos e empresas», explica  Gil Vieira, director de sistemas de informação da AMA.

Por sua vez, Lisdália Sanches, coordenadora técnica do ePortugal, destacou alguns dos benefícios: «Foram simplificados os processos de manutenção correctiva e evolutiva. Agora temos uma maior capacidade de resposta a incidentes».

Já Carolina Moreno, vice-presidente de vendas para a EMEA e directora-geral para o Sul da Europa da Liferay referiu que o projecto é «um grande exemplo de como uma plataforma se pode integrar perfeitamente com as ferramentas existentes, potenciando os novos valores digitais e oferecendo uma grande experiência de utilização».