NotíciasSegurança

Fyde lança programa de licenciamento gratuito para startups

A empresa de cibersegurança quer ajudar as startups a evitar acessos não autorizados ao servidor.

A Fyde, startup norte-americana que desenvolve um software de acesso seguro a servidores, está a disponibilizar o seu produto de forma gratuita com o objectivo de apoiar os empreendedores a minimizarem os problemas de segurança habituais no arranque de uma empresa.

A solução, que elimina os riscos de segurança associados ao tradicional acesso via VPN utilizando o modelo Zero Trust Security, foi desenvolvida pela equipa de engenharia no Porto e permite proteger os servidores de uma empresa, quer estejam na cloud ou alojados na infraestrutura física da empresa.

O software da empresa parte do princípio de que nenhum utilizador é confiável e requer que qualquer pessoa, mesmo aquelas que já têm acesso à rede, tenham de ver o seu acesso verificado. Desta forma, mesmo que um atacante consiga o acesso a um recurso dentro de um servidor, não conseguirá aceder a mais nenhum.



«As startups de base tecnológica começam por usar ferramentas disponíveis online, que, muitas vezes, não são as mais seguras. Posteriormente, para se protegerem, acabam por optar por sistemas complexos que, não são suficientes para garantir um acesso seguro, como também não proporcionam uma boa experiência ao utilizador», explica Luísa Lima, cofundadora e vice-presidente de engenharia da Fyde.

A responsável esclarece que «59% das empresas sofrem uma fuga de dados devido a fornecedores e apenas 16% efectivamente mitiga os riscos associados a terceiros. Ao reforçarmos a segurança dos nossos clientes, acabamos por ter um impacto positivo também nas empresas que lhes estão associadas, o que é um óptimo cartão de visita para as jovens startups».

Como parte do programa, a Fyde oferece três utilizadores gratuitos por mês, por tempo ilimitado, para as startups que se registarem. O primeiro mês é gratuito com uso ilimitado e para usufruir do programa, os utilizadores devem utilizar o código FYDESTARTUP.

Business-IT