InternacionalNotícias

CGI distingue projetos de inovação social

A edição de 2019 do Innovathon premiou soluções para a redução de desperdícios energéticos e para uma sociedade mais inclusiva.

A CGI anunciou os resultados da iniciativa Innovathon, que teve este ano a sua segunda edição, que tinha como objectivo encontrar os  melhores projectos de empreendedorismo social dos seus colaboradores das zonas Ocidental e Sul da Europa.

Sob o mote Tech for Good, a edição de 2019 do concurso recebeu mais de 400 propostas de soluções inovadoras para limitar a pegada ambiental, favorecer uma sociedade inclusiva ou de servir um propósito alargado de solidariedade social destinadas  a empresas, comunidades e instituições.

De todas as ideias recebidas, dez competiram num Hackathon, em Paris, em que um júri constituído por clientes, parceiros e membros da direcção da CGI seleccionaram os premiados.

O 1º lugar foi para a  4 the planet que quer desenvolver sensores para redução de desperdícios energéticos; o 2º lugar foi atribuído à Flexiflight, uma solução que permite às companhias aéreas utilizarem a quantidade correta de combustível e o 3º lugar foi para duas ideias, a Speak2Scribe e a Easy Banking. O assistente de voz que simplifica o acesso a processos administrativos e a aplicação que facilita o acesso a serviços bancários a grupos vulneráveis, ficaram classificadas em ex-aqueo. A Flexiflight foi ainda galardoada com o Prémio do Público.

Esta edição do Innovathon contou pela primeira vez com um prémio da imprensa, do qual a businessIT fez parte, e que premiou a Blindspot, uma solução de  óculos inteligentes com GPS para pessoas com deficiência visual.

Portugal esteve representado nos finalistas com a proposta da Heartbeat Tech. O projecto tem como  objetivo desenvolver uma aplicação para registo de informações básicas (identidade, dados biométricos, etc.) de forma a conseguir fornecer o suporte adequado a pessoas necessitadas de ajuda em contexto de guerra ou catástrofe humanitária.