Na semana passada, durante a I/O, a conferência de programadores da Google, Sundar Pichai, o CEO da empresa, disse que «a privacidade e a segurança devem estar igualmente disponíveis a todos no mundo» e que a tecnológica implementa estes parâmetros nos produtos para que as pessoas possam escolher como os seus dados são usados e partilhados.
A abertura do GSEC vem nesse sentido e é um marco importante nos investimentos da Google na Europa. A ampliação do escritório de Munique passa também pela duplicação do número de engenheiros de privacidade para mais de 200 até ao final de 2019, tornando a Alemanha no centro global de engenharia de privacidade dos produtos da Google.
«A equipa irá trabalhar, lado a lado, com especialistas em privacidade nos escritórios da Google por toda a Europa e a nível global», disse Sundar Pichai.
O responsável revelou ainda algumas das ferramentas que estão a ser desenvolvidas no GSEC: «Os nossos engenheiros de privacidade sediados em Munique também tornaram mais simples aos utilizadores tomarem decisões sobre os seus dados proporcionando controlos de privacidade fáceis de encontrar e sem sair da aplicação. Este recurso já está disponível na Pesquisa e estamos a lançar no Google Maps, no Assistente e também no YouTube».
A tecnológica anunciou também o novo fundo Google Impact Challenge on Safety, de 10 milhões de euros, para apoiar organizações sem fins lucrativos, universidades, instituições de investigação académica e outras organizações que trabalhem na Europa em diversas áreas da segurança, desde o combate ao ódio e ao extremismo nas suas comunidades ou a ajudar os jovens a permanecerem seguros online.