NacionalNotícias

Rede 5G da Vodafone já está disponível para testes em Lisboa

As empresas, universidades e startups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub já podem testar os seus projectos 5G em Lisboa.

Criado em Junho com o propósito de ser um centro aberto de produção de conhecimento e inovação para que se tire partido de todas as potencialidades que o 5G apresenta, o Vodafone 5G Hub está localizada no  Edifício-Sede da Vodafone no Parque das Nações.

Opólo de inovação conta já com sete parceiros:  Ericsson, Altran e Celfinet, as startups Nimest e Parkio, e a Academia com o Instituto Superior Técnico (IST) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A par da Vodafone, serão estas as primeiras organizações a usufruir desta rede de testes.



A Vodafone realça a disponibilidade demonstrada pela Anacom em responder positivamente ao pedido de utilização temporária de espectro na faixa dos 3,6 GHz, para que sejam testadas em ambiente real todas as possibilidades que esta tecnologia vai trazer.

Com a instalação da primeira antena 5G, colocada “no ar” com a Ericsson – parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G –, serão assim disponibilizadas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’.

Estas características permitem que a rede seja distribuída de forma mais selectiva e direccionada, maximizando a capacidade de propagação, diminuindo interferências e permitindo tirar o máximo partido do espectro disponível.

Até ao final do ano, a Vodafone Portugal instalará mais antenas 5G entre Lisboa e Porto.

Business-IT