NacionalNotícias

Capgemini e IDEMIA preparam plataforma segura de IoT

A Capgemini  e IDEMIA fizeram uma parceria para o desenvolvimento de uma plataforma destinada a reforçar a segurança das ligações de objectos inteligentes.

A consultora e a empresa do segmento de Identidade Aumentada querem permitir implementações fiáveis de IoT em larga escala através de uma plataforma que garanta níveis de segurança e conectividade elevados e «simplifique a instalação, configuração e integração dos dispositivos com os sistemas de back-end já existentes».

A solução irá ter por base a plataforma X-IoT de Capgemini, que permite a ligação e a gestão segura de todo o tipo de gateways e protocolos à cloud, e a ferramenta M-TRUST da IDEMIA, que garante a segurança dos dados recolhidos, dos comandos e das configurações enviadas aos objectos conectados.

A plataforma poderá ser utilizada por todo o tipo de dispositivos, quer sejam médicos, válvulas inteligentes para abastecer de água uma cidade, máquinas ou equipamentos industriais. As organizações dão como exemplo o caso de uma fábrica ou de uma infraestrutura em que a plataforma permitirá às máquinas e aos dispositivos ligarem-se de forma a preverem e evitarem flutuações.

Jean-Pierre Petit, director of digital manufacturing do Grupo Capgemini, explica a importância do projecto: «A conectividade aliada à segurança é o principal alicerce das ferramentas analíticas e das tecnologias de Inteligência Artificial. A nossa colaboração com a IDEMIA dará origem a uma plataforma única, agnóstica, configurável e altamente segura que ligará os objectos à cloud».