A Mastercard e a Microsoft realizaram uma parceria estratégica com o objectivo de melhorar a forma como as pessoas gerem e utilizam a identidade digital.
Atualmente, a validação da identidade on-line ainda depende da prova física ou digital gerida por uma entidade central. Esta dependência constitui um entrave para os consumidores, que se veem obrigados a lembrar-se de centenas de passwords para múltiplas identidades e que têm, cada vez mais, de passar por processos complexos de validação de identidade e de gestão dos dados pessoais.
Através desta parceria, as duas empresas pretendem dar aos consumidores uma forma segura e instantânea de validarem a sua identidade digital com quem quiserem e sempre que quiserem.
O serviço que permite aos consumidores inserir, controlar e partilhar dados de identidade como lhes for mais conveniente, nos dispositivos que utilizam diariamente.
«O atual contexto no domínio da identidade digital é inconsistente, irregular, e o que funciona num país geralmente não funciona noutro. Temos a oportunidade de estabelecer um sistema que coloca as pessoas em primeiro lugar, dando-lhes o controlo dos seus dados de identidade, onde os mesmos estão a ser usados», explica Ajay Bhalla, presidente de soluções de intelligence e cibersegurança da Mastercard.
Já Joy Chik, vice-presidente corporativa e de identidade da Microsoft mostra-se entusiasmo em relação ao novo projecto: «Acreditamos que as pessoas devem ter o poder de controlar as suas identidades digitais e os seus dados, e, por isso, estamos entusiasmados em sermos pioneiros com a Mastercard para tornar realidade estas inovações de identidade descentralizadas».
A iniciativa de identidade digital vem dar resposta a desafios comuns como a inclusão de identidade, a verificação de Identidade e a prevenção de fraude e servirá ainda de base aos novos serviços da Mastercard desenvolvidos pelo Microsoft Azure e criados em colaboração com organizações do sector bancário, operadoras de redes móveis e comunidades governamentais.