NacionalNotícias

Opensoft lança nova versão da Lightweightform

A Opensoft vai lançar a mais recente versão da Lightweightform (LF) na Web Summit, que decorre entre 5 e 8 de novembro, em Lisboa.

A framework open source Lightweightform é disponibiliza de forma gratuita «para o desenvolvimento de single page apps, ou seja, aplicações para recolha de informação através formulários com centenas de campos, múltiplas validações e regras de negócio complexas», explica a empresa.
A versão 4.0 da LF introduz alterações nas tecnologias utilizadas e também nas bibliotecas e componentes disponibilizados com o objetivo de melhorar a sua usabilidade e facilitar o desenvolvimento aos programadores.

Estas inovações foram estudadas em parceria com uma universidade, que efetuou um estudo profundo sobre usabilidade em formulários.

«Aproveitámos as conclusões desse estudo para melhorar a usabilidade dos vários componentes que a framework disponibiliza. O resultado pode já ser visto na área de exemplos do site Lightweightform», explica José Vilarinho, CEO da Opensoft.

No stand da Opensoft na Web Summit a equipa de desenvolvimento estará disponível para apresentar a Lightweightform e fazer demonstrações.

«Pretendemos divulgar a nova versão junto de um público especializado, não só de programadores, mas também de entidades que tenham necessidades de desenvolver novas aplicações web ou de actualizar tecnologicamente obsoletas como algumas Java Applets», revela o responsável.

As próximas etapas passarão por aumentar o número de projetos com o Lightweightform como ferramenta de aceleração, otimização e automatização de processos de transformação digital, nomeadamente para organizações que precisam de converter aplicações desenvolvidas em tecnologias obsoletas ou de recolher muita informação através deste meio.