NacionalNotícias

Solução móvel de smart contracts vence desafio de blockchain

A equipa Atlantis Blockchain Explorer venceu o Challenge de blockchain promovido pela Abreu Advogados.

A equipa composta por Thiago Souza, Bruno Ferreira, Lucas Ferriani e Jennifer Souza foi escolhida como a grande vencedora do desafio lançado para o desenvolvimento de contratos e processos legais mais eficientes e capazes de suportar novos modelos de utilização.

A solução apresentada pela startup vencedora consiste numa aplicação móvel para os sistemas Android e iOS que contém várias funcionalidades, como um marketplace de smart contracts, tais como contratos de compra e venda, leilão, entre outros, um interface via chat para negociação e funcionamento dos contratos digitais em blockchain, uma arbitragem digital dentro de smart contracts e, ainda, inteligência artificial para criar um ranking de contratantes, prestadores de serviços, mediadores e modelos de contratos legais parametrizados.

Um dos vários benefícios desta aplicação é a facilidade na criação de contratos em blockchain. A startup vencedora defende que, «embora a tecnologia seja inovadora, para instalar um smart contract emblockchain são necessários conhecimentos técnicos que se tornam numa barreira para pessoas leigas».

A Atlantis explicou, ainda, que «com a nossa interface de chat pretendemos facilitar o acesso de todas as pessoas ao framework jurídico e a blockchain».

«A proposta da Atlantis constitui uma solução inovadora combinando tecnologia de base blockchain e potencial de desenvolvimento em contexto de smart contracts, modelável e escalável, designadamente em diversos paradigmas e conexões B2C», refere Armando Martins Ferreira, Sócio da Abreu Advogados.

A «solução prevê diversos protocolos de automação e resolução contratuais, com ganhos visíveis de segurança e eficiência. A Abreu Advogados felicita a Atlantis pela sua proposta e agradece aos promotores das demais propostas, as quais, pelas qualidades demonstradas, enriqueceram o desafio proposto e são igualmente merecedoras de distinção», acrescenta o executivo.

De referir que a Atlantis Blockchain Explorer, assim como os projetos vencedores dos Challenges promovidos pela EMEL, Fidelidade e REN, vai apresentar o seu projeto na Conferência de Blockchain, que se irá realizar no dia 12 de Novembro, em Lisboa.