De acordo com o estudo da Accenture, 54% dos C-level executives inquiridos espera que, pelo menos, metade das receitas da sua empresa advenha de novas actividades de negócio nos próximos três anos.
O relatório Make Your Wise Pivot to the New, baseado num inquérito feito a 1440 executivos C-Level em 11 setores da indústria e 12 países, revela que apenas 6% das empresas conseguiu atingir o que a Accenture denomina de rotação inteligente para novas oportunidades.
Estas empresas, categorizadas como Rotation Masters¸ reportaram que, pelo menos, 75% das suas receitas atuais advêm de atividades de negócio, investimentos e empreendimentos em mercados inexplorados, atividades essas que começaram nos últimos três anos.
Já 64% destas empresas registou um aumento das vendas em, pelo menos, 11%, sendo que mais de metade (57%) atingiu o mesmo crescimento em lucros medido através do EBITD.
As Rotation Masters estabelecem as pré-condições adequadas para uma rotação bem-sucedida através de três medidas. Segundo o estudo, estas empresa constroem uma maior capacidade de investimento através da revitalização do seu core business. Assim, 76% afirma ter capacidade de investimento suficiente para transformar os seus legacy business e 70% tem capacidade de investimento suficiente para escalar novos negócios
Além disso, estas organizações adotam uma estratégia de inovação concentrada. 76% das Rotation Masters refere que combinam os recursos potenciadores de inovação da empresa sob uma determinada função, enquanto que só 36% das outras empresas o fazem. E por último criam sinergias entre os core businesses e os novos e reconhecem o potencial do cross-selling entre ambos.
«Estas empresas têm a coragem para dar passos ousados – desde a redução estratégica de custos, o impulsionar da inovação no seu core business e o desinvestimento em ativos de baixo desempenho – para transformar o seu core business de forma a fomentar novos investimentos», afirma Omar Abbosh, Chief Strategy Officer na Accenture.
«Empresas líderes concentram as suas capacidades de inovação de forma a conseguirem encontrar ideias promissoras na empresa e comercializá-las, com o foco e apoio certos», acrescenta o executivo.
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