NacionalNotícias

Altice Portugal lidera consórcio para implementação do 5G em Portugal

A Altice Portugal, através da Altice Labs, vai liderar consórcio para a implementação do 5G em Portugal, que beneficia do apoio do COMPETE 2020, consubstanciado num conjunto de fundos comunitários da EU no âmbito do Portugal 2020.

O apoio insere-se no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, num movimento de extrema importância para o desenvolvimento estratégico e competitivo de Portugal, «no qual a Altice Portugal tem o maior orgulho de poder liderar», refere a empresa em comunicado.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «a liderança deste consórcio é um reconhecimento da capacidade tecnológica e de inovação da Altice Portugal e, ainda, um fortíssimo voto de confiança, que o maior operador de comunicações português transfere para um compromisso ainda maior com o ecossistema de desenvolvimento económico português».

A empresa está ainda a preparar-se, no âmbito do seu roadmap para o 5G, para uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5Gbps.

De referir que, no passado mês de Fevereiro, a Altice Portugal e a Huawei Tech Portugal formalizaram, no Mobile World Congress 2018, a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar o desenvolvimento e a implementação do 5G em Portugal. Esta colaboração, já iniciada em 2016, consolidou a aposta na implementação e no desenvolvimento de um ecossistema 5G, ao vivo, para testar aplicações e serviços, materializando um passo fundamental para o lançamento comercial da rede do futuro no nosso país.