MercadoNotícias

Estudo mostra como as tecnologias disruptivas estão a potenciar o sucesso dos negócios

Tecnologia

De acordo com a 9ª edição do estudo ‘Tech Trends 2018: The Symphonic Enterprise’, da Deloitte, a realidade digital, a tecnologia cognitiva e o blockchain estão entre as grandes tendências que poderão impactar as estratégias e os resultados de negócio das organizações.

O estudo revela como as empresas estão a integrar as tecnologias disruptivas para potenciar os seus negócios e responder aos crescentes desafios existentes. Entre as tendências que poderão criar novas oportunidades para as indústrias, nos próximos 18 a 24 meses, destacam-se a realidade virtual, a realidade aumentada, a realidade mista, o 360º, o blockchain, cloud, novas formas de trabalho e tecnologias cognitivas e imersivas.

Em comunicado, a Deloitte refere que «as empresas estão menos focadas nas novidades dos dispositivos, mas sim no desenvolvimento de estratégias e casos reais aplicáveis ao seu negócio» e que serão precisos mais casos avançados e a criação de uma grande organização que coordene e integre as diversas iniciativas de blockchain que garanta uma adopção mais generalizada. 

No que diz respeito à força de trabalho, o estudo indica que «será necessária a transformação das estratégias de Recursos Humanos (RH) para gerir o espaço de trabalho do futuro, onde humanos e máquinas vão trabalhar em conjunto». O Tech Trends 2018 conclui que aumento da automação, inteligência artificial e tecnologias cognitivas vai afectar o mercado de trabalho e a gestão de talentos, além de criar a necessidade de uma reconversão de competências dos trabalhadores físicos e a criação, em simultâneo, de novos processos de RH para gerir os trabalhadores virtuais.

«Vemos as organizações a endereçarem as mudanças disruptivas de forma cada vez mais estratégica. Em vez de implementarem projetos individuais, para uma área ou domínio específico, optam por uma abordagem mais holística, considerando as tecnologias mais avançadas, acabando por gerar um impacto mais significativo e mensurável dentro da empresa», explica Nuno Carvalho, Partner,  Technology em Financial Services, da Deloitte.

Rui Vaz, Partner, Technology em Products, Services, Utilities & Resources, da Deloitte, refere que «estas tendências tecnológicas trazem novas formas de resolução de problemas e novas oportunidades de negócio. A empresa do futuro é uma empresa sinfónica, onde a estratégia, a tecnologia e as operações trabalham em harmonia para antecipar os desafios do futuro, partindo da realidade atual».

Para aceder ao estudo ‘Tech Trends 2018: The Symphonic Enterprise’, clique aqui.