Internacional

Fujifilm incorpora Xerox e promete despedimentos

Fujifilm

A japonesa Fujifilm vai comprar a Xerox, num negócio que envolve 6,1 mil milhões de dólares, cerca de 4,8 mil milhões de euros. Esta fusão milionária será feita através de uma joint-venture, com a empresa a operar com o nome de Fuji Xerox.

Este negócio surge na sequência das dificuldades de ambas as empresas,num mercado onde a procura por impressoras de escritório continua  decrescer. A Xerox procura novas formas de subsistência e a Fujifilm assume querer tornar o seu negócio mais eficiente financeiramente.

Antes do negócio, a Fujifilm já detinha 75% da Fuji Xerox, numa joint-venture que já existe há mais de cinquenta anos, com a Fuji Xerox a operar maioritariamente na região da Ásia-Pacífico.

Para tornar a sua estrutura mais eficiente, a Fujifilm vai reestruturar a Fuji Xerox, com um despedimento que pode chegar até aos 10 mil postos de trabalho. Este número representará mais de um quinto dos trabalhadores da joint-venture, na região da Ásia-Pacífico.

A Fuji Xerox vai operar como uma subsidiária da Fujifilm, com escritórios nos Estados Unidos e no Japão. A liderança da Fuji Xerox ficará a cargo de Jeff Jacobson, actual CEO da Xerox. Por seu turno, o CEO da Fujifilm, Shigetaka Komori, assumirá o cargo de chairman.