Empreendedorismo

AppConnect, a loja de aplicações B2B da Talkdesk

Talkdesk Lisboa

A portuguesa Talkdesk lançou, este ano, a sua loja de aplicações, que permite aos clientes que utilizam a sua tecnologia acrescentar novas funcionalidades ao software da marca.

Este ano, na sua conferência anual, em São Francisco, a startup portuguesa Talkdesk, que opera no mercado de contact center, anunciou a sua própria loja de aplicações empresariais.

Como explica à businessIT Marco Costa, director EMEA da Talkdesk, a empresa sentiu que «há muito espaço para inovar, muita área com necessidade de inovação». Para Marco Costa, há muitas áreas que se estão a desenvolver, como a IA, a gestão de conhecimento, entre outros. «Vamos ser nós os melhores em cada um desses domínios ou vamos focar-nos naquilo que somos realmente bons, que é na parte da interacção e vamos criar uma plataforma que permita que empresas que são realmente boas naquela tecnologia possam aplicá-las ao nosso mundo dos contact centers?», explica o responsável.

Na prática, trata-se de uma loja de aplicações, onde o cliente pode acrescentar mais funcionalidades, de diversas áreas, à solução da Talkdesk. A AppConnect assenta em três princípios: o cliente tem de conseguir fazer uma instalação em apenas um clique, ter direito a um período experimental de trinta dias e os pagamentos funcionam através de uma subscrição mensal.

«Hoje o cliente que experimentar, vai usar determinada tecnologia enquanto ela for a melhor; quando deixar de ser, não faz sentido o cliente estar preso a um contrato», explica Marco Costa, realçando a importância da facilidade e adaptabilidade para o cliente.

Uma hipótese de negócio para parceiros e startups

Em relação às aplicabilidades das apps disponíveis, que actualmente são catorze, disponíveis online, o director EMEA destaca dois pontos. «Damos ainda mais ferramentas que fazem uma ou duas coisas: ou dão mais contexto ao agente ou dão ferramentas de produtividade, para que possa servir o cliente e fazê-lo de forma mais rápida», refere.

Mas a loja AppConnect tem ainda outra particularidade. «Todos sabemos que em Portugal se faz muito boa tecnologia – mas o grande desafio é que somos um mercado pequeno», explica, referindo também «as diferenças entre os mercados», quando se sai do País». «O que sentimos é que, com o AppConnect, podemos dar acesso a uma base de clientes muito interessante, temos cerca de 1500 clientes activos, 80% deles nos Estados Unidos», explica Marco Costa, referindo ainda que para os parceiros, se trata de «acesso potencial a uma base de clientes nos Estados Unidos».

Embora exista uma aposta também nas startups, Marco Costa indica que não é uma parceria exclusiva para as empresas recentes: «Temos parceiros hoje em dia, empresas com mais de vinte anos, que fizeram o esforço de integrar connosco e que, com a AppConnect, teve acesso a um conjunto de clientes que, de outra forma, seria muito difícil».

Entre as áreas que estão a chamar mais a atenção aos clientes, a Talkdesk indica a transcrição de texto das chamadas – que facilita o trabalho na hora de fazer a avaliação da qualidade do contacto entre os agentes e o consumidor.