Empreendedorismo

Uma solução para proteger aplicações de olhares indiscretos

Jscrambler startup

Surgiu em 2009 e, actualmente, já é utilizada em mais de trinta mil empresas. A Jscrambler disponibiliza uma solução que promete aumentar a segurança das aplicações na web.

Em 2009, Rui Ribeiro e Pedro Fortuna desenvolviam uma solução para combater a fraude em cliques feitos em campanhas de publicidade, um mecanismo de auditoria web que estava dependente de JavaScript. Na altura, os fundadores vasculharam o mercado à procura de uma solução que protegesse o seu trabalho – mas sem sucesso.

«Por isso, criámos uma», explicam Rui Ribeiro (CEO) e Pedro Fortuna (CTO), para falar sobre o surgimento da Jscrambler.

«Lançámos a primeira versão beta do produto em 2010 e foi um sucesso imediato», explicam os fundadores da startup portuguesa. Em 2014, era tempo de a Jscrambler expandir o negócio, com a conquista de capital numa ronda de investimento. Desde então, a solução de segurança evoluiu, em aspectos como «a resiliência, potência e eficiência conseguidos através de um avultado investimento em R&D», afirmam os responsáveis.

A solução da Jscrambler é disponibilizada através de um modelo de negócio assente em subscrições: na versão Cloud, é possível ter um período que varia entre os três meses ou um ano; mas também existe uma solução on-premises empresarial.

De acordo com os fundadores, esta alternativa «pode ser instalada localmente nos clientes, onde a subscrição é renovada anualmente».

A solução da Jscrambler já é utilizada em mais de 150 países e «mais de 30 mil empresas e indivíduos confiam no produto para proteger os seus activos online», explicam Rui Ribeiro e Pedro Fortuna.

A Jscrambler conta com algumas empresas da lista Fortune 500 como clientes, num leque variado de sectores, desde empresas de media, jogos ou finanças, por exemplo.

Tudo uma questão de segurança

«Há um misto de falta de recursos qualificados e de menosprezo do risco associado» é a resposta dos fundadores à questão da segurança nas empresas, tão em voga na actualidade, em que o número de ameaças aumenta todos os dias.

«Internacionalmente, algumas das empresas maiores já têm alguma coisa em termos de segurança aplicacional, apesar de ser curto e muitas vezes surgirem relatos de ataques bem-sucedidos», explicam o CEO e CTO da Jscrambler.

Ainda assim, reconhecem que já existem «empresas mais atentas», mas a questão da segurança piora quando passamos para o espectro nacional.

«O panorama é bem pior, com a maioria das empresas a não ter sequer aquilo que é considerado o mínimo», dizem. «O investimento em segurança aplicacional é quase inexistente, mesmo nas nossas maiores empresas; o mau exemplo também é dado muitas vezes pelo Estado, que defende de forma insuficiente a sua infraestrutura digital», indicam os responsáveis da Jscrambler.

 

A expansão internacional

Hoje em dia, a empresa está também a expandir a operação nos Estados Unidos, onde espera, brevemente, «contar com uma equipa local a trabalhar em regime full-time, de forma a fazer chegar a solução a mais e mais empresas que se preocupam com a segurança das suas aplicações web e dos seus utilizadores».

Para o futuro, a empresa afirma querer «quer continuar a ser um player disruptivo que revolucione o mundo da segurança web, oferecendo a solução mais resiliente para proteção do client-side em que as empresas e os profissionais possam confiar».