NacionalNotícias

Prosegur procura startups para criar soluções para espaços livres de COVID-19

A iniciativa faz parte do programa de inovação aberta lançado pela Prosegur no início deste ano.

Jannoon028/Freepik

Nas próximas semanas, milhões de cidadãos irão terminar os seus períodos de confinamento e regressarão gradualmente ao trabalho e uma das prioridades é a criação de espaços seguros livres de COVID-19.

Assim, a Prosegur lança um desafio às startups, independentemente da sua origem, para encontrarem soluções de segurança com o objectivo de criar espaços de trabalho livres da através de soluções eficazes que possam ser combinadas entre si e permitir a criação de uma proposta abrangente para o cliente final.

O desafio foca-se em três áreas prioritárias. O primeiro é o controlo de fluxo de pessoas na área de trabalho, que abrange aspetos como limites de capacidade, uso de elementos de protecção individual (máscaras, luvas, etc.), controlo de filas (número de pessoas, distância de segurança, período de tempo, etc.) ou deteçcão de zonas de risco.

O segundo é o controlo de acesso e sistemas de validação de identidade que permitem o controlo de acesso automático, sem contacto, para trabalhadores e visitantes. Tudo com a máxima garantia de segurança e evitando qualquer tipo de fraude.

O terceiro são os sistemas de monitorização de saúde usando plataformas Command & Control (Comando e Controlo). Para este eixo propõe-se a incorporação de plataformas de comunicação que ofereçam ferramentas de autoavaliação e comunicação com médicos e serviços de emergência, se necessário, bem como a implementação de dispositivos de monitorização de saúde que permitam o controlo remoto dos sinais vitais.

A apresentação de propostas está disponível até ao dia 4 de maio e podem concorrer startups de todo o mundo, das quais serão seleccionadas 45 e depois 15. As finalistas apresentarão as suas propostas piloto e os cinco vencedores irão assinar um contrato de quatro meses para melhorar o produto, em colaboração com as unidades de negócios da Prosegur e dos seus clientes. «Os projetos seleccionados terão a oportunidade de testar o seu potencial e inclusive comercializarem-se à escala global», explica a empresa em comunicado.

Esta iniciativa faz parte do programa de inovação aberta lançado pela Prosegur no início deste ano, denominado Come In.

Daniel García, diretor de inovação da Prosegur, explica as vantagens que as startups podem esperar: «As propostas inovadoras que ofereçam novas soluções para garantir espaços COVID Free terão a oportunidade de se apoiar nas unidades de negócios da empresa e obter visibilidade internacional. Vão receber o apoio e o compromisso de um embaixador como a Prosegur, que, com acesso a um mercado potencial de 25 países, pode ajudá-los a gerar negócio, estabelecendo, assim, um relacionamento mutuamente benéfico e duradouro».