NacionalNotícias

Plataforma gratuita permite identificar projectos de I&D que podem ser apoiados com fundos europeus

A ferramenta do FI Group permite um diagnóstico é rápido e simples através de uma «análise estruturada do alinhamento tecnológico, do grau de maturidade e do potencial estratégico dos projectos».

jannoon028/Freepik

A FI Group lançou uma plataforma gratuita para ajudar as empresas na avaliação preliminar do potencial enquadramento das suas iniciativas de I&D no mecanismo europeu de apoio Strategic Technologies for Europe Platform (STEP).

A ferramenta da consultora especializada em financiamento de inovação permite um diagnóstico é rápido e simples através de uma «análise estruturada do alinhamento tecnológico, do grau de maturidade e do potencial estratégico dos projectos face às prioridades definidas a nível europeu».

O diagnóstico feito pela plataforma STEP é realizado através de quatro blocos de questões e pode ser submetido apenas uma vez, garantindo que a avaliação reflecte de forma rigorosa a realidade em análise.

Desenvolvida com uma abordagem transversal e agnóstica a programas de financiamento nacionais ou regionais, sendo aplicável a qualquer geografia europeia, a novidade do FI Group tem como objectivo funcionar como um «primeiro nível de orientação estratégica, fornecendo um resultado imediato que é acompanhado de recomendações automáticas de melhoria e de redireccionamento do projecto».

Um dos principais benefícios reside na redução significativa do tempo associado à fase inicial de triagem e análise de enquadramento já que evita «leituras extensas e técnicas dos documentos oficiais da Comissão Europeia». Além disso, reduz os pedidos de esclarecimento prematuros e optimiza o acesso a feedback especializado.

Por outro lado, «inclui ainda um contador público e visível do número de utilizações, reforçando a transparência da iniciativa».

Daniela Branco, Business and Innovation Ecosystem Manager na FI Group, explica que «o diagnóstico STEP responde a uma necessidade clara do mercado: ajudar as organizações a perceber, logo numa fase inicial, se os seus projectos estão alinhados com as prioridades estratégicas europeias. Ao simplificar este primeiro enquadramento, estamos a reduzir incerteza, a poupar tempo e a preparar melhor os promotores para decisões de investimento mais informadas».

Deixe um comentário