A Deloitte anunciou a abertura das candidaturas aos Investor Relations and Governance Awards 2026 (IRGAwards), os prémios empresariais que pretendem «incentivar o desenvolvimento de um mercado mais eficiente e transparente, inovador e disruptivo».
As organizações podem apresentar projectos de inovação e transformação, e, projectos de sustentabilidade, concretizados durante 2025 até 16 de Março. Os interessados podem consultar o regulamento aqui.
Nesta 38ª edição, os IRGAwards serão dedicados ao tema ‘Transformation unlocking human potential’, com o objectivo de reflectir «sobre o papel das lideranças na construção de um futuro colectivo».
A iniciativa conta com o Transformation and Innovation Award, que desafia a comunidade empresarial a demonstrar o impacto significativo na transformação do negócio das organizações e/ou projectos de inovação das actividades ou linhas de negócio das empresas concorrentes.
Já o prémio Sustainability Award, vai avaliar projectos com impacto significativo num, ou mais, pilar(es) da sustentabilidade (ambiental, social ou governance) realizados em 2025.
Em ambas as categorias, «o critério da materialidade e impacto é muito relevante na avaliação» e, por isso, as candidaturas devem privilegiar a demonstração de resultados concretos que permitam avaliar o impacto efectivo do projecto no mercado e/ou nas respectivas organizações». O processo de selecção dos projectos nomeados passa por três etapas, que incluem a análise técnica das candidaturas, a identificação da shortlist de nomeados e a selecção dos vencedores.
António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte, explica a importância e estratégia dos IRGAwards: «Vamos continuar a experienciar um período de enorme e acelerada transformação, impulsionado por três grandes eixos estratégicos: a inovação tecnológica, a transformação do talento e a reorganização geopolítica em curso. Nessa medida, estes prémios abrem novamente a possibilidade aos agentes económicos de demonstrarem exemplos de criação de valor para o nosso mercado e economia».









