A Deloitte, o PQI – Portuguese Quantum Institute, e a Warpcom em parceria com a FCCN e a IPTelecom realizaram a primeira ligação transfronteiriça com distribuição quântica de chaves de encriptação (QKD – Quantum Key Distribution) entre Portugal e Espanha.
A transmissão de chaves criptográficas seguras ocorreu entre Portalegre e Badajoz, com Elvas a desempenhar o papel de ponto intermédio (trusted node), numa extensão de 65 quilómetros através de infraestrutura de fibra óptica já existente.
A demonstração realizada representa um passo crucial para a operacionalização de redes “quantum-safe”, que combinam a distribuição de chaves por via quântica com a integração em sistemas de cibersegurança convencionais.
Depois desta demonstração pioneira entre Portugal e Espanha, que se insere no projecto Portuguese Quantum Communication Infrastructure (PTQCI), no âmbito do EuroQCI, as organizações estão preparadas agora para aplicar esta tecnologia em cenários reais de organizações, com especial foco nas infraestruturas críticas, a nível internacional.
Mário Caldeira, Associate Partner e Quantum Leader da Deloitte, explica que o projecto «marca um importante avanço tecnológico, para que num futuro próximo possamos garantir a segurança dos dados globais com base em tecnologia quântica».
Além disso, segundo as organizações, «estabelece um novo padrão de segurança nas comunicações internacionais» e «contribui para garantir a resiliência da Europa perante as ameaças digitais emergentes da computação quântica».









