A DE-CIX anunciou que nos seus Internet Exchanges (IX) foram trocados 79 exabytes (EB) de dados, representando um aumento de 16% em relação a 2024 (68 EB) e mais do dobro (+147%) do tráfego registado em 2020 (38 EB).
O valor registado no ano passado é o equivalente à quantidade de dados necessária para transmitir um jogo de futebol com 2,2 milhões de anos em alta definição. O operador mundial de Pontos de Troca de Internet (IXP) revelou ainda que as suas plataformas globais contam com mais de 4 mil clientes ligados.
O dia do ano com maior volume de dados foi a 9 de Dezembro, quando a taxa de transferência global de dados atingiu 26,99 terabits por segundo (Tbit/s) pelas 19:11 (Hora de Lisboa), o que coincidiu com a 6ª jornada da Liga dos Campeões da UEFA. Se a quantidade de dados trocados durante apenas um segundo nesse pico fosse impressa, ela equivaleria a uma pilha de papel aproximadamente 21 vezes mais alta do que o Monte Evereste. Segundo a DE-CIX, «o pico demonstra a crescente influência dos eventos desportivos em directo na utilização global da internet».
No maior IX da Europa, o DE-CIX Frankfurt, o tráfego subiu para 48 EB, um aumento de 6% em relação a 2024 e 65% superior ao de 2021 (29 EB). Já no DE-CIX Lisboa, o pico foi no dia 16 de Setembro com uma taxa de transferência de dados de 102,81 Gbit/s, que se tornou também no recorde desta localização e coincidiu com o primeiro jogo do Benfica na UEFA Champions League.
Ivo Ivanov, CEO of DE-CIX, explica que «o crescimento do tráfego global de dados é impulsionado pelo streaming, cargas de trabalho de IA, milhares de milhões de dispositivos conectados e pelo aumento do trabalho remoto e híbrido em todo o mundo. Acrescente-se a isto os picos de grandes eventos ao vivo, lançamentos de jogos e software e acontecimentos globais significativos, e torna-se claro que uma infraestrutura digital resiliente e de alta capacidade nunca foi tão crucial para o mundo conectado».









