A Startup Portugal divulgou durante a Web Summit os resultados do Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking, que revela as universidades portuguesas com mais antigos alunos empreendedores e que criaram startups.
A quarta edição desta classificação é pela primeira vez liderada pela Universidade de Lisboa. Esta é a única instituição de ensino superior com mais de mil fundadores e com um valor empresarial superior a 30 mil milhões de euros gerado pelas startups dos seus alumni.
O segundo lugar foi para a Universidade Católica Portuguesa, que tinha vencido em 2024, seguida da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra, todas com mais de 500 fundadores identificados.
Desenvolvido com base nos dados da Dealroom.co, Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking revela ainda que os alumni da Universidade Nova de Lisboa captaram um investimento superior a 4,1 mil milhões de euros, sendo a instituição com maior valor captado, seguido pela Universidade de Lisboa (3,7 mil milhões) e a Universidade Católica Portuguesa (2,3 mil milhões).
No total, o relatório identificou mais de 5200 alumni das dez principais instituições de ensino superior como fundadores de startups, das quais 62,2% foram criadas em Portugal.
Miguel Aguiar, Diretor Executivo da Startup Portugal, explica que o estudo «demonstra a crescente importância do empreendedorismo no ensino superior, ao reconhecer o papel decisivo que universidades desempenham na transformação de conhecimento em inovação».
O responsável acrescenta que «os resultados confirmam que o ecossistema académico nacional está cada vez mais orientado para a inovação, com uma cultura que estimula a iniciativa, a criatividade e o impacto social e económico».






