A Hyphen, que assinala 10 anos, anunciou que tem uma nova unidade de negócio dedicada à consultoria e que vai focar-se em «IA como motor de inovação» e na expansão global com reforço da presença na Europa, Estados Unidos, Brasil e Médio Oriente.
A nova área vai incluir todo o ciclo da experiência do utilizador, «desde research qualitativo e quantitativo, service design e testes de usabilidade, até product design, design systems, content design e acessibilidade».
Já no que diz respeito à IA, André Esteves de Carvalho, fundador e CEO da Hyphen. destaca a aposta: «O futuro do UX está a ser marcado pela IA, e queremos liderar essa mudança. Juntamos investigação, design e estratégia com novas tecnologias de IA para alinhar objectivos de negócio com as necessidades das pessoas, criando soluções mais intuitivas, humanas e de impacto. Vemos a IA em duas frentes: como apoio ao trabalho de UX, acelerando investigação, análise e design, e como novo campo de projecto, onde desenhamos experiências para produtos baseados em IA».
Além disso, a empresa de UX criou um novo departamento de inovação que já utiliza ferramentas de inteligência artificial para acelerar tarefas repetitivas como, por exemplo na análise de grandes volumes de dados de research, geração de hipóteses de design e conteúdo, criação de protótipos e apoio a testes de usabilidade.
Em 2024, a Hyphen atingiu o maior volume de negócios da sua história no valor de 4,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 27% face ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é ter um aumento da facturação superior a 25%, impulsionada pela ampliação da oferta e da presença no mercado nacional e internacional.
Actualmente, a empresa conta com 130 profissionais e pretende continuar a aumentar a equipa, com várias vagas em aberto para profissionais de UX, preferencialmente com experiência em IA.