A Unbabel foi adquirida pela TransPerfect, uma das maiores empresas de tradução do mundo, sendo que o valor do negócio não foi divulgado.
A venda vai permitir à tecnológica portuguesa «escalar» e tornar-se um «centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa» da multinacional de origem americana. Por outro lado, com a transacção, a TransPerfect reforça ainda mais as suas capacidades de inteligência artificial ao integrar a tecnologia e a equipa da Unbabel.
Phil Shawe, Presidente e co-CEO da empresa americana, explica a aposta na scaleup nacional: «A Unbabel é uma pioneira no desenvolvimento de modelos de IA para uso em tradução. Vemos a combinação das pilhas tecnológicas como uma grande vitória para os nossos clientes em comum — e continuaremos a impulsionar a eficiência através da inovação».
Fundada em Lisboa, em 2013, a startup portuguesa que nunca chegou ao estatuto de unicórnio, apostou cedo na tradução baseada em inteligência artificial e no uso da tecnologia de forma responsável. A empresa é uma das fundadoras do Center for Responsible AI.
Vasco Pedro, co-fundador e CEO da Unbabel, que permanecerá na empresa para supervisionar a integração, esclarece que o objectivo da scaleup sempre foi «eliminar barreiras linguísticas com IA» e salienta alguns marcos: «Do TowerLLM ao COMET, a nossa equipa estabeleceu novas referências para a comunicação multilingue. Estou profundamente grato a todos os Unbablers que tornaram esta jornada possível».
O responsável acrescenta que juntarem-se à TransPerfect vai «proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior».