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InnoWave aposta em IA generativa e lança plataforma AgentWave

Durante o Millennium Estoril Open, evento do qual a Innowave é patrocinador, fomos conhecer a mais recente solução de agentes da tecnológica e a estratégia relativa à inteligência artificial generativa.

Tiago Gonçalves © InnoWave

A InnoWave anunciou o lançamento da AgentWave, uma plataforma de agentes para optimizar todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Tiago Gonçalves, CEO da tecnológica nacional, explicou à businessIT a novidade: «Uma das tendências da IA generativa que traz muito valor é a parte dos agentes. O nosso negócio está muito ligado a toda a parte de desenvolvimento de software e de soluções com diferentes tecnologias e o AgentWave é uma plataforma de agentes que estamos a desenvolver que tem todos os tipos de perfis que temos de colaboradores na InnoWave, seja developer, analista de negócio, chefe de projecto ou tester. Estamos a criar uma série de agentes que aumentam as capacidades dos humanos para fazer as suas funções de maneira mais eficiente».

Esta plataforma faz parte do investimento de um milhão de euros em inteligência artificial generativa da empresa e integra a estratégia NEXT, que tem como objectivo integrar a tecnologia «em toda a oferta de serviços». Mas não é por isso que a tecnologia vai deixar de apostar nas pessoas como assegurou o responsável: «Acreditamos que o talento é mais importante do que alguma vez foi. Vamos continuar a recrutar, mas mais que isso, vamos continuar a investir em formações e na capacitação dos nossos colaboradores para a IA».

IA em todo o lado
O CEO disse que, na InnoWave, acreditam que a IA generativa é um «momento de disrupção enorme» e que «todos os negócios vão ter de se reinventar», tendo sido por isso que, a meio do ano passado, a empresa decidiu «acelerar a fundo». Assim, a tecnológica está a fazer um «plano de transformação transversal» que tem uma «dimensão interna», desde a área financeira aos recursos humanos, passando pelo recrutamento, entre outras, em que «está tudo em transformação»; e a «externa», que inclui «toda a parte de sustentabilidade, parceiros e fornecedores».

Além disso, a InnoWave também vai incluir IA generativa em «todas as ofertas» e ao nível do ecossistema. Neste domínio, Tiago Gonçalves salientou o que está a ser feito: «Estamos a colaborar com um parceiro chamado Ground Capital, e ganhámos um projecto de aceleração que está a decorrer na Startup Lisboa. Estamos a trazer IA para tornar as startups mais eficientes e com maior sucesso, isso é um programa que está a ser executado. Já acelerámos nove startups e até o fim do ano vamos chegar às cinquenta. A nossa estratégia é trazer a IA generativa para todo o nosso negócio, ou seja, de forma 360».

Crescer é o objectivo
Em 2024, a InnoWave registou uma facturação de 22 milhões de euros, dos quais 60% fora de Portugal; para este ano, a tecnológica prevê alcançar uma facturação global de 26 milhões de euros. O CEO da InnoWave esclareceu o que esperam do futuro e como vão alcançar as metas traçadas: «O plano estratégico actual, o NEXT, vai até 2028, e o objectivo este ano é crescer 20%. Temos três pilares estratégicos em que o primeiro é o mercado dos Estados Unidos, no qual estamos a investir muito e ganhámos um cliente muito importante no sector energético, há uns meses. Estamos a investir em termos de capacidade de venda, de delivery e de presença física». A InnoWave conta com uma equipa de gestão estabelecida no país, onde tem operações desde 2018, e espera que esse mercado seja responsável por 27% da receita total em 2025.

Tiago Gonçalves destacou ainda os outros pilares: «O segundo, é toda a parte da IA, portanto, todo o plano de transformação com base nessa tecnologia; o terceiro, é a parte da diversificação». O CEO lembra que, há três anos, a empresa tinha «80% do negócio em telecoms», logo estava «muito exposta a este sector»; depois, a InnoWave começou a «fazer um shift para outros mercados, nomeadamente, banca, seguros e energia».

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