NacionalNotícias

Joom abre novo escritório em Lisboa e já investiu 40 milhões de euros em Portugal

A empresa de e-commerce inaugurou a sua nova sede em Lisboa, na Rua Alexandre Herculano. Com mais de 2 mil metros quadrados, o novo escritório quer ajudar a atrair talento para o Grupo Joom, que conta actualmente com 150 colaboradores na capital portuguesa.

© Joom

Numa conferência de imprensa, realizada nas novas instalações da Joom, Ilya Shirokov, CEO e fundador do grupo, explicou que a empresa nasceu em Riga, na Letónia, mas que há dois anos decidiu mudar a sede para Lisboa. O responsável disse que foi em Portugal que «o comércio global começou» revelando qual é a aposta no País: «Há dois anos, quando nos mudámos para Lisboa, comprometemo-nos a investir 200 milhões de euros na economia portuguesa durante os próximos 10 anos, e estamos no bom caminho já que durante estes dois anos, já investimos perto de 40 milhões de euros».

O responsável revelou que têm três linhas de negócio, uma ligada ao B2C, a Joom, que é uma plataforma online global para compras; a Joom Pro, uma solução B2B para importação de produtos da China, que «está disponível Brasil e no México, mas deverá chegar à Europa no próximo ano»; e a JoomPulse, uma «plataforma de dados que fornece análises e recomendações para vendedores em marketplaces». Ilya Shirokov acrescentou qual é a estratégia do grupo: «Em todas as actividades que desenvolvemos, tentamos servir o sector do comércio global e a missão é melhorar o comércio global através da tecnologia». Além disso, salientou que este sector «representa 60% do produto interno bruto do mundo».

A nova sede em Lisboa
O responsável fez uma analogia com os Descobrimentos para mostrar o motivo por que decidiram mudar-se para Lisboa. Assim, «hoje tal como há 500 anos» as mesmas premissas mantêm-se: «a excelente localização geográfica» que permite estar num fuso horário para manter contactos com os outros escritórios do grupo situados na Alemanha, Brasil, China, EUA e Letónia; a existência de «profissionais muito qualificados» tal como os «marinheiros portugueses» e a «domínio de novas tecnológicas» tal como aconteceu no passado, por exemplo, com o astrolábio. Ilya Shiroko disse que a mudança para a capital portuguesa e agora para a nova sede tem como objectivo «atrair o melhor talento» e esclareceu que «querem estar na localização onde esse talento quer ir» e que «esse lugar é Lisboa».

Com mais de 2 mil metros quadrados, distribuídos por dois pisos, o escritório da Joom está decorado com produtos nacionais e motivos que lembram o mar. A nova sede tem espaços amplos, ambientes colaborativos, duas copas com barista privado durante a manhã e um auditório.

Actualmente, o grupo Joom conta com 400 colaboradores em todo o mundo dos quais 150 estão em Lisboa e com o novo escritório, a empresa tenciona aumentar a equipa «em 50 colaboradores até ao final do ano». No entanto, Ilya Shiroko avançou que «a contratação depende da forma como o negócio cresce» por isso se aumentar «de acordo com os planos» o recrutamento de novos talentos «será muito maior».