Empreendedorismo

Candidaturas ao programa EIT Health InnoStars terminam a 19 de Maio

A iniciativa está aberta a empresas de países abrangidos pelo regime de inovação do EIT (RIS), como é o caso de Portugal.

© EIT Health

Os prémios EIT Health InnoStars, que visam apoiar novas empresas do sector da saúde em Portugal ajudando-as a ultrapassar a fase de protótipo e a obter um impacto no mundo real, ainda tem candidaturas abertas até 19 de Maio.

O programa concebido pelo EIT Health, que faz parte do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), combina «financiamento, orientação, formação especializada e acesso a uma rede europeia de intervenientes na área da saúde».

Segundo os responsáveis, um destaques da iniciativa é o módulo de envolvimento hospitalar na via de validação, que responde a uma necessidade crítica no processo de arranque com os cuidados de saúde, oferecendo orientações práticas sobre como abordar os hospitais, iniciar colaborações, navegar nos sistemas de aquisição e conceber projectos-piloto eficazes.

O programa está aberto a empresas de países abrangidos pelo regime de inovação do EIT (RIS) – regiões frequentemente sub-representadas no financiamento europeu da inovação, como é o caso de Portugal – e articula-se em torno da Via da Validação e Via do Investimento, adaptadas a empresas em diferentes estádios de maturidade.

O primeiro caso, foi concebido para startups que ainda estão a moldar o seu produto ou modelo de negócio com o objectivo de as ajudar a aperfeiçoar a sua proposta de valor, a compreender como a sua solução se enquadra nos fluxos de trabalho clínicos e a preparar-se para parcerias com hospitais ou prestadores de cuidados de saúde. Através desta via as equipas das empresas emergentes podem receber até 18 mil euros.

Já a Via de Investimento apoia startups mais avançadas que se preparam para angariar fundos ou expandir-se para novos mercados com um investimento de 12 mil euros. As participantes beneficiam de formação especializada, formação em argumentos de venda para investidores e simulações.

O EIT Health InnoStars culmina com uma grande final em que as três melhores empresas dos percursos de validação e de investimento recebem prémios monetários de 25 mil, 15 mil e 10 mil euros, respectivamente.

Deixe um comentário