Os Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) distinguiram a FiberSight como a startup mais inovadora do Norte e Centro de Portugal e a expressTEC do Sul e Ilhas.
A iniciativa, dinamizada pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha através da DayOne, visa impulsionar o «talento das startups portuguesas de base tecnológica e digital permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global».
A FiberSight, de Coimbra, desenvolve soluções de fibra óptica para detectar fugas e reduzir o desperdício de água, optimizar a irrigação na agricultura e avaliar a integridade estrutural de infraestruturas civis em larga escala, garantindo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos.
Já a expressTEC, startup de biotecnologia e spin off da Universidade do Algarve., utiliza a análise de RNA combinada com inteligência artificial para personalizar os testes de elegibilidade a terapias-alvo, melhorando as taxas de resposta e reduzindo os custos para doentes oncológicos.
As duas empresas vencedoras, que foram seleccionadas entre 67 candidaturas, vão receber um prémio monetário de 6 mil euros e ter acesso a um programa de formação Moonshot Thinking en Madrid e Berlin, em colaboração com a ESADE e ICEX.
Além disso, vão participar nos Investors Day EmpreendeXXI, um evento de networking com o ecossistema investidor, e fazer parte da comunidade AlumniXXI, «um ponto de encontro de partilha de conhecimentos, ideias e experiências entre os fundadores das empresas premiadas ao longo da história dos PEXXI.
A iniciativa contou ainda com o prémio da Agência Nacional de Inovação (ANI) que distinguiu a BEAT Therapeutics, através do programa Born from Knowledge (BfK) Awards. A startup de biotecnologia, spin-off da Universidade do Porto, dedica-se à descoberta e desenvolvimento de terapias inovadoras para o tratamento de cancros agressivos e recebeu um prémio monetário de 2 500 euros.
Todas as empresas candidatas (incluindo as vencedoras territoriais) concorrem agora, a nível ibérico, a seis prémios sectoriais (impacto social, sustentabilidade, inovação disruptiva, escalabilidade, agro impulso e fintech). As vencedoras recebem um prémio de 20 mil euros, em cada categoria.