A PfxBiotech recebeu financiamento no valor de 9,5 milhões de euros do European Innovation Council (EIC) através do programa Accelerator, que visa apoiar startups e PME com tecnologias disruptivas a desenvolverem os seus negócios à escala global.
Fundada em 2022 e baseada na UPTEC, no Porto, a tecnológica vai usar o investimento para «escalar a produção de proteínas de leite humano através de fermentação de precisão, a começar pela lactoferrina». Esta proteína tem propriedades «bioactivas e multifuncionais com aplicações na área infantil, eliminando o risco de alergias e na área da nutrição», por exemplo para seniores e desportistas.
A tecnologia desenvolvida pela PfxBiotech vai ainda permitir a produção de outras moléculas funcionais de forma a contribuir para a sustentabilidade na produção alimentar e o bem-estar animal.
Esta edição do EIC Accelerator apoiou mais 71 empresas europeias num total de 387 milhões de euros tendo tido 1211 candidaturas. Além do apoio financeiro, as empresas beneficiam de serviços de aceleração de negócios e acesso a oportunidades de investimento e crescimento a nível mundial.
Desde 2021, este programa já financiou 16 empresas deep tech nacionais num valor global de 91,5 milhões. A participação portuguesa é acompanhada pela ANI – Agência Nacional de Inovação.