Poupança de tempo, aumento da produtividade e da eficiência: otimizar a armazenagem de stocks é cada vez mais um fator-chave para as empresas na sua corrida para melhorarem o desempenho e, consequentemente, o retorno dos seus investimentos.
O crescimento contínuo do comércio eletrónico e o aumento da quantidade de encomendas a serem enviadas diariamente, exigem uma gestão otimizada da cadeia de abastecimento.
Se a sua empresa lida com stocks, siga as nossas dicas para otimizar a armazenagem e tornar o seu negócio mais rentável.
1. Escolha a estratégia logística adequada às suas necessidades
Um pequeno armazém que envia algumas dezenas de encomendas por dia não pode seguir a mesma estratégia de um armazém que lida com milhares de envios diários. Como tal, é crucial começar por identificar as necessidades do seu negócio.
Faça uma avaliação do seu armazém e calcule o número de encomendas que trata, ou planeia tratar, antes de estabelecer a sua estratégia logística.
2. Melhore o ambiente de trabalho dos colaboradores
O ambiente de trabalho deve ser tão agradável e seguro quanto possível, para proteger a sua saúde e a dos seus colaboradores.
A melhoria do ambiente de trabalho dos seus colaboradores possibilita:
- Evitar deslocações desnecessárias: otimizando a posição dos produtos nas prateleiras para facilitar a recolha dos mesmos.
- Otimizar o transporte de cargas pesadas: equipando o seu armazém com empilhadores ou porta-paletes, evita o risco de acidentes e torna a tarefa mais eficiente.
- Melhorar o desempenho: investindo em ferramentas de alta qualidade, tais como um WMS (Warehouse Management System), estantes para armazém adaptadas às necessidades do seu negócio, leitores de código de barras, ecrãs, etc.
3. Estruture o armazém
Aposte numa utilização inteligente do seu espaço de armazenagem. Ao estruturar de forma otimizada o espaço que tem disponível, é possível:
- Estabelecer uma regra de classificação de todo o inventário, para estabelecer as rotas logísticas que conduzirão mais rapidamente ao produto pretendido.
- Delimitar as zonas de armazenamento e de trabalho: zonas de recolha, zonas de chegada e de expedição, zonas de transporte, etc.
Mediante o peso, volume e características dos produtos, poderá necessitar de sistemas de armazenamento distintos. Existem várias soluções de armazenamento disponíveis no mercado, como as apresentadas pela Ractem, com estantes e outros sistemas adequados a todo o tipo de negócio.
4. Organize os produtos por categoria
Considere classificar os seus produtos conforme as suas características. Essa organização irá poupar-lhe imenso tempo durante o fluxo logístico.
Poderá, por exemplo, distingui-los da seguinte forma:
- Produtos frescos ou perecíveis.
- Produtos pesados ou volumosos.
- Produtos personalizados.
Tenha em conta que os produtos com prazo de validade, como alimentos, medicamentos e cosméticos, exigem uma gestão ainda mais eficiente do stock. Um atraso no escoamento destes produtos perecíveis, pode invalidar a venda da mercadoria (devido a prazos de validade expirados), significando perda de dinheiro.
Além da organização por categorias de produtos, aposte também na correta identificação de cada artigo. Dados como descrições, unidades de medida, preços, quantidades, entre outras informações que considere necessárias para consulta futura, podem simplificar imenso a sua gestão.
5. Defina bem as tarefas de cada colaborador
Quanto mais familiarizados os colaboradores estiverem com as suas tarefas, melhor será o seu desempenho.
Deixe bem definidas as tarefas de cada um, atribuindo-as às diferentes áreas do armazém: recolha, preparação de encomendas, expedição, embalagem, etc.
6. Recorra à estratégia de cross-docking
O cross-docking é uma solução logística que visa reduzir a movimentação de produtos, melhorando simultaneamente a produtividade.
Em termos concretos, o cross-docking consiste em eliminar as fases intermédias de armazenamento das mercadorias, preparando-as imediatamente (ou pelo menos mais rapidamente) para a expedição. Desse modo, a mercadoria permanece menos tempo no armazém após ser recebida e acelera consideravelmente os envios.
7. Crie uma área para produtos com volume de negócio mais elevado
Em cada armazém existem produtos com um elevado volume de negócio, aqueles que são os mais encomendados e, como tal, os mais movimentados.
Crie uma área especialmente dedicada a esses produtos, como um espaço junto à área de embalamento/expedição.
8. Automatize a gestão de rutura de stock
A gestão de rutura de stock, além de causar perturbações na cadeia de abastecimento, gera insatisfação no cliente. Quando tal acontece, pode iniciar um procedimento automatizado com a equipa de vendas e pós-venda. O método mais comum é o envio automático de um alerta da data de chegada do produto em stock.
9. Defina rotinas de verificação
Não descarte os controlos de qualidade em cada etapa do processo logístico: quando os produtos chegam ao armazém, na recolha, durante o embalamento e durante a expedição.
Esta verificação pode ser feita mais rapidamente com a ajuda de uma leitura de código de barras que verifica os dados exatos do produto quando este é embalado. A correta identificação dos produtos evita trocas e facilita o rastreamento e o controlo das quantidades.
Ao seguir estas dicas, pode melhorar rapidamente a gestão logística do seu stock e ganhar em desempenho.
Efetivamente, o controlo de qualidade é essencial para garantir o correto funcionamento da cadeia logística e melhorar a satisfação do cliente.