Empreendedorismo

Unicorn Factory Lisboa, Startup Portugal e 351 Associação Portuguesa de Startups distinguidas nos SES Awards 2025

Os prémios da International Chamber of Commerce reconhecem »programas e iniciativas que se destacam globalmente no apoio a startups, no desenvolvimento de ecossistemas empreendedores e na promoção da inovação».

© International Chamber of Commerce
A Unicorn Factory Lisboa, a Startup Portugal e a 351 Associação Portuguesa de Startups foram distinguidas nos Startup Ecosystem Stars (SES) Awards 2025 na categoria ‘Best-in-Class Startup Programs’.
Os prémios da International Chamber of Commerce reconhecem »programas e iniciativas que se destacam globalmente no apoio a startups, no desenvolvimento de ecossistemas empreendedores e na promoção da inovação».
Este reconhecimento reforça a evolução acelerada do ecossistema de inovação português e evidencia o impacto que estas iniciativas têm tido na criação de novas oportunidades, no crescimento do empreendedorismo e na afirmação de Portugal no panorama global da inovação.
Entre 2022 e 2025, a Unicorn Factory Lisboa apoiou mais de 500 startups, através de programas que vão desde a incubação à internacionalização, e criou uma rede de 6 hubs de inovação em áreas de forte crescimento em Lisboa. Gil Azevedo, Director Executivo da entidade diz que a distinção «reforça o papel de Portugal enquanto centro de inovação a nível internacional. A aposta em inovação traduz-se em mais desenvolvimento económico e social, mais emprego e na retenção dos jovens».
Já a Startup Portugal, entre outros programas, além de publicar anualmente o Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report, é responsável pelo programa Business Abroad, que, desde 2021, já levou mais de 400 startups a eventos internacionais, o Road 2 Web Summit, que já apoiou a ida de mais de mil startups à Web Summit, gere a Rede Nacional de Incubadoras (RNi). Miguel Aguiar, Director Executivo da organização avança que o reconhecimento «mostra o trabalho contínuo da Startup Portugal como a entidade nacional para a promoção do empreendedorismo. Este prémio não seria possível sem o apoio de todos os players do ecossistema a trabalharem em conjunto: os founders, as incubadoras, os investidores, o Governo, as agências públicas e tantos mais que o compõem».
Por outro lado, a 351 Associação Portuguesa de Startups também tem promovido o empreendedorismo desde a raiz, através de programas como o Techstars Startup Weekend, um fim-de-semana em que as equipas criam, validam e apresentam as suas startups em 54h, que durante o período de um ano contou com 6 edições nas quais participaram mais de 200 pessoas e foram criadas mais de 40 startups. Além de ligar os actores do ecossistema nacional através do Community Leader Academy, iniciativa anual que capacita, conecta e guia 40 participantes com base na metodologia Techstars para a criação de comunidades locais de startups.
Elisa Tarzia, Vice-Presidente da associação, indica que «este prémio é um reconhecimento colectivo da força do ecossistema português. A missão da 351 é tornar Portugal num dos melhores países do mundo para lançar uma startup, de forma acessível, inclusiva e colaborativa. Receber esta distinção internacional valida o trabalho de centenas de voluntários, parceiros e fundadores que fazem parte da nossa comunidade, e reforça o nosso compromisso em continuar a apoiar quem empreende, desde a ideia até à escala global».

Deixe um comentário