A InovaPrime celebra 20 anos de atividade, com um percurso marcado pela inovação, internacionalização e o lançamento de um software próprio. Nesta data tão especial, estivemos à conversa com Manel Batista, Managing Partner, sobre o percurso da empresa e o que tem preparado para o futuro do Governance.Business, o software de Business Process Management desenvolvido pela InovaPrime.
A InovaPrime iniciou a sua atividade como empresa de serviço e passou para uma empresa de produto, com o desenvolvimento do software Governance.Business. O que levou a esta mudança?
Iniciamos atividade em 2005 como consultora de IT e tivemos a oportunidade de trabalhar com grandes organizações, nas mais diversas geografias e em vários tipos de projetos. Este percurso deu-nos a possibilidade de aprender, crescer e evoluir ao ponto de lançar o nosso próprio produto. Ao longo do nosso percurso identificamos uma lacuna clara: para responder às necessidades dos clientes, era muitas vezes necessário implementar 2 a 3 soluções diferentes com integrações entre elas, o que aumentava custos, complexidade e tempo de resposta, o que não facilita de forma alguma a gestão da organização, bem como cria sérias dificuldades a nível operacional, pois a informação encontra-se de forma diferente em soluções diferentes.
A decisão de criar o Governance.Business nasce desta evidência: o mercado precisava de uma solução verdadeiramente integrada de Business Process Management e Governance.
Que vantagens traz a experiência de serviços para o desenvolvimento do produto?
A experiência em serviços é determinante na qualidade da entrega. Permite-nos compreender os processos, alinhar linguagem e expectativas entre equipas técnicas e equipas de implementação, e antecipar dificuldades comuns. Este conhecimento reduz complexidade, acelera a adoção e simplifica o processo para o cliente.
Qual é o principal fator de diferenciação do Governance.Business?
A InovaPrime projetou o Governance.Business com o objetivo de criar uma solução integrada de governance e BPM para que os clientes não necessitassem de múltiplas soluções, simplificando a gestão do negócio. O Governance.Business foi desenvolvido para apoiar as organizações na governação e gestão da sua estratégia, desde o planeamento até à execução, integrando funcionalidades de gestão de portfólio, projetos, recursos, finanças e serviços. A grande diferença face ao mercado é a integração real: as organizações ganham simplificação, digitalização, automação e capacidade superior de tomada de decisão.
Como tem sido o processo de adoção do Governance.Business pelos clientes?
Dada a amplitude do Governance.Business, a maioria dos clientes começa por resolver uma necessidade específica e, à medida que conhece o potencial do Governance.Business, amplia gradualmente o uso até centralizar a operação completa na plataforma. O feedback tem sido muito positivo e já contamos com vários casos de sucesso.
Temos clientes completamente autónomos que têm toda a operação do negócio assente no Governance.Business, outros através do módulo de RPA (Robotic Process Automation) estão a reduzir custos com erros redundantes, acelerar e automatizar processos repetitivos e a libertar as suas equipas para funções mais interessantes. E, ainda, clientes que começaram a utilizar o Governance.Business num departamento e, atualmente, é utilizado por toda a organização ou várias entidades do grupo. É especialmente relevante quando os clientes utilizam o Governance.Business como base para processos de certificação ou auditoria.
A InovaPrime realizou recentemente o 4th Customer Forum | Governance.Business, o evento exclusivo para clientes e parceiros. Quais foram as principais novidades?
O Customer Forum | Governance.Business é um evento estratégico para nós. Reunimos clientes e parceiros num ambiente informal e de exclusividade para apresentar as novidades do produto, analisar novas funcionalidade e necessidades, e, ainda, partilhar experiências e conhecimentos que consideramos essenciais para o crescimento de todas as equipas.
Este ano, destacámos as novidades au nível do Robot Process Automation (RPA) e o impacto da automação em toda a plataforma, bem como a análise dos próximos passos do roadmap do Governance.Business.
Qual foi a reação dos clientes a esta evolução de uma solução de BPM e Governance para a automação, mais especificamente para o RPA?
A reação foi bastante positiva. Os clientes passam a beneficiar das vantagens da automação diretamente integrada com a restante operação já suportada no Governance.Business. As novidades ao nível do RPA, permitem gerir Robots, orquestrar ordens de trabalho e criar automações para diferentes processos e tarefas. Como alguns clientes referem, representa um novo nível de gestão do negócio.
Olhado para o futuro quais são as prioridades estratégicas da InovaPrime para 2026?
Na InovaPrime temos como lema “os objetivos dos nossos clientes são os nossos objetivos”. Com isto quero salientar que as histórias de sucesso dos nossos clientes são as nossas histórias de sucesso. Uma vez que trabalhamos para melhorar a performance e os resultados dos nossos clientes, é essencial criarmos uma relação de confiança, sólida e saudável que privilegie o sucesso dos nossos clientes, que por sua vez será o nosso sucesso. Este lema é suportado por uma cultura de respeito e cuidado pelas pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e é este que está na base da nossa estratégia.
Para 2026, queremos reforçar a inovação do produto, aumentar o valor entregue e continuar a crescer em Portugal e internacionalmente, com particular foco na Europa do Norte e em África.






