O Lenovo Group divulgou os resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2025/26, com a receita total a atingir um máximo histórico de 20,5 mil milhões de dólares (cerca de 17,80 mil milhões de euros), um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Já o lucro líquido ajustado cresceu 25% em relação ao ano anterior, para 512 milhões de dólares (444,94 milhões de euros), e a margem de lucro líquido ajustado expandiu para 2,5%
O grupo apresentou um crescimento de receita de dois dígitos, em relação ao ano anterior, nas principais unidades de negócio e regiões comerciais. A parcela da receita relacionada à IA aumentou 13 pontos percentuais em relação ao ano anterior, passando a representar 30% da receita total neste trimestre.
O Intelligent Devices Group (IDG) teve uma receita de 15,1 mil milhões de dólares (13,12 mil milhões de euros), um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Além disso, a liderança no mercado de PC foi «reforçada com uma quota de mercado recorde de 25,6%», sendo que os computadores com IA já representam 33% das remessas. A Lenovo ocupa o primeiro lugar global no segmento de PC com IA Windows, com uma quota de mercado de 31,1%. Por outro lado, os smartphones Motorola alcançaram volumes de vendas recorde.
A unidade de Infrastructure Solutions Group (ISG) apresentou um forte crescimento no segundo trimestre do ano fiscal de 2025/26 (+24%) para 4,1 mil milhões de dólares (3,56 mil milhões de euros). A Lenovo acredita que isto é reflexo da estratégia ‘CSP (Cloud Service Provider), que receita recorde no segundo trimestre fiscal, e Enterprise SMB’ Além disso, a receita do negócio de infraestrutura de IA alcançou um crescimento «de dois dígitos» em relação ao ano anterior, e o proveniente das soluções de refrigeração líquida cresceu 154%.
Relativamente ao negócio Solutions and Services Group (SSG), este cresceu 18% em relação ao ano anterior, atingindo 2,6 mil milhões de dólares (2,26 mil milhões euros), assinalando 18 trimestres consecutivos de crescimento da receita em relação ao ano anterior. A margem operacional aumentou 1,9 pontos em relação ao ano anterior, para mais de 22%.
A receita dos Serviços de Suporte acelerou com um crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior; a combinação de receitas dos Serviços Geridos e Projetos e Soluções aumentou 1 ponto em relação ao ano anterior, para quase 60% da receita total do SSG.
Yuanqing Yang, Presidente e CEO do Lenovo Group, explica os resultados: «Aproveitando a tendência de democratização da IA e graças à nossa estratégia clara, excelência operacional e inovação incansável, a Lenovo apresentou mais um trimestre de desempenho recorde, enquanto fez progressos importantes tanto na IA pessoal como na IA empresarial».
O responsável salienta qual vai a estratégia da empresa: «Continuaremos a promover o nosso modelo global/local único para navegar pelas incertezas e capturar as enormes oportunidades da IA híbrida e, ao fazê-lo, não só proporcionaremos retornos sustentáveis a longo prazo aos nossos accionistas, como também tornaremos a IA verdadeiramente personalizada para cada indivíduo e cada empresa».






