Empreendedorismo

Startup portuguesa Bandora chega ao Catar e entra no segmento dos data centers

A empresa nacional, que desenvolveu soluções de IA que optimizam a eficiência energética dos edifícios, vai chegar ao Médio Oriente no âmbito do TASMU Smart Qatar.

Márcia Pereira © Bandora

A Bandora, que entrou recentemente no mercado norte-americano, anunciou a chegada ao Catar com «o apoio do governo local», o que lhe permitirá ter uma presença física nesse mercado e alargar a sua oferta de soluções aos data centers.

A startup portuguesa, que desenvolveu soluções de IA que optimizam a eficiência energética dos edifícios, vai chegar ao Médio Oriente no âmbito do TASMU Smart Qatar, um acelerador liderado pelo Ministério das Comunicações e Tecnologias de Informação do país, que visa atrair e impulsionar startups dos sectores de Transporte e Logística, Saúde, Ambiente e Smart Cities que contribuam para a transformação digital do país.

O programa passa por abrir uma sucursal no Catar, promover o relacionamento com clientes dos sectores privado e público, atribuir vistos de trabalho com a finalidade de permitir estadias longas da equipa portuguesa e apresentar investidores que poderão acompanhar a próxima ronda de investimento que a Bandora se encontra a preparar.

Márcia Pereira, CEO da Bandora, refere que esta é «uma excelente oportunidade para concretizar a aposta na região do Golfo» e explica porquê: «Além de podermos contribuir para a transformação digital dos edifícios, tornando-os 100% autónomos com a nossa solução – que já está bastante desenvolvida, sobretudo para o retalho e a restauração, vamos aproveitar para explorar um novo segmento, o dos data centers. Acreditamos que podemos fazer evoluir a nossa solução nesse sentido, dando resposta a esta nova necessidade de minimizar o seu impacto ambiental, decorrente do elevado consumo de energia e de água, e que esta é a região certa para a testar tendo em conta o elevado número de centros de dados que aqui estão a ser construídos».

Entre centenas de candidaturas, 47 negócios foram escolhidos numa fase de pré-aceleração e apenas 26, nos quais se inclui a Bandora, avançaram para a fase seguinte. O processo termina com um Demo Day, reservado apenas às startups finalistas, que terão a oportunidade de apresentar as suas ideias em Janeiro do próximo ano.

A presença no Catar vem alargar o âmbito territorial de actuação da Bandora, que já inclui Portugal, Estados Unidos, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Perú e Colômbia, estando ainda prevista a expansão para a República Dominicana e para o Brasil.

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