A Start Campus e a Nscale vão realizar a primeira e maior colocação no espaço da União Europeia de GPU Blackwell Ultra GB300 da NVIDIA. Situado no centro de dados SIN01, em Sines, a instalação vai apoiar a infraestrutura de IA da Micrososoft e deve estar em operação no primeiro trimestre de 2026.
A plataforma global de IA nativa com sede na Europa escolheu o data center nacional devido «à sua localização estratégica, capacidade de entrega e possibilidade de expansão». Além disso, o INES Data Campus apresenta condições ideais para operações de IA de grande escala já que foi concebido para suportar densidades superiores a 130 kW por módulo, com recurso a energia 100% renovável e sistema de arrefecimento de alta eficiência.
Josh Payne, CEO e fundador da Nscale, salienta que a IA precisa do ambiente certo para prosperar, que combina dimensão, resiliência e sustentabilidade» e realça a escolha: «Esta colocação em Sines sublinha a nossa capacidade de fornecer uma infraestrutura avançada no espaço da União Europeia, com a capacidade tecnológica necessária para suportar os volumes de trabalho mais exigentes na actualidade. A parceria com a Start Campus garante a resposta às necessidades dos nossos clientes, enquanto se estabelecem as bases para a próxima geração de IA».
Por outro lado, Robert Dunn, CEO da Start Campus explica que «com esta parceria, o primeiro edifício SIN01 atinge a sua capacidade máxima, já se encontrando em expansão devido à elevada procura, e comprovando que o SINES Data Campus é um exemplo de sucesso a nível mundial, preparado para receber volumes de trabalho de IA de última geração».
O responsável avança ainda que o lançamento próximo edifício, o SIN02 de 180 MW, está para «breve».
A Nscale está ainda a construir o maior supercomputador de IA do Reino Unido com a Microsoft, no seu campus de Loughton e também está a trabalhar com parceiros do sector para estabelecer o Stargate UK, para dar suporte a volumes de trabalho de IA soberana.