NacionalNotícias

Fábrica de Unicórnios vai representar Portugal na final dos European Enterprise Promotion Awards

O projecto foi distinguido nas categorias de 'Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Promoção do Espírito do Empreendedorismo' e 'Apoio à Transição Digital'.

Gil Azevedo © Unicorn Factory Lisboa

A Fábrica de Unicórnios (Unicorn Factory Lisboa) venceu a fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) atribuídos pela Comissão Europeia. O projecto vai agora representar Portugal na final da competição, integrada na SME Assembly, que terá lugar em Copenhaga, em Novembro.

Este ecossistema foi distinguido na categoria ‘Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Promoção do Espírito do Empreendedorismo’ pelo «forte contributo para o crescimento do empreendedorismo e a criação de emprego».
Além disso, venceu também a categoria ‘Apoio à Transição Digital’ com o seu programa de aceleração From Start-to-Table. Este conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Delta Cafés e é destinado a startups inovadoras com soluções tecnológicas ou novos produtos alimentares.

Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory explica que «estes dois prémios da Comissão Europeia são um sinal claro do impacto e da relevância internacional do trabalho que está a ser desenvolvido em Portugal na promoção da inovação, que se traduz na criação de emprego qualificado, retenção de jovens no país, e atracção de investimento, através das iniciativas já implementadas, desde o empreendedorismo jovem até ao apoio a fundadores, não só no arranque, mas em todas as fases de crescimento».

O responsável acrescenta ainda que o «reconhecimento do Programa From Start-to-Table confirma também a visão de apostar em sectores estratégicos para Portugal, como a área alimentar, que combinam inovação, impacto e capacidade de escalar a partir de Portugal para o mundo, em parceria com organizações líderes nestes sectores».
Actualmente, a Fábrica de Unicórnios apoia mais de 250 startups e scaleups por ano, cerca de metade das quais internacionais. Nos últimos quatro anos, o projecto atraiu mais de 70 empresas tecnológicas internacionais que abriram escritórios na cidade, incluindo 16 unicórnios internacionais, com o anúncio de mais de 16 mil postos de trabalho.

Deixe um comentário