O Chief Data & Analytics Officers Council (CDAO) anunciou que Sara Candeias, chief data officer do Banco Montepio, foi eleita a executiva portuguesa de 2025 da área digital.
A comunidade criada pela Microsoft Portugal para promover a partilha e a troca de experiências entre os responsáveis pela área de dados e analítica de organizações nacionais conta com mais de 40 elementos e elegeu a ‘CDO do ano’ pela «promoção da multidisciplinaridade, a mobilização de talento, tecnologia e visão estratégica».
«Este reconhecimento como ‘CDAO do ano’ devo-o à atitude de cooperação que encontrei em todas as direcções do banco para partilharem informação corporativa, assim como ao alinhamento de todo o Conselho de Administração: é a todos eles que dedico este prémio», afirma Sara Candeias.
A responsável explica que «a estratégia de dados e analítica» do Banco Montepio «assenta numa visão integrada e tem uma metodologia de implementação transformacional, alinhada com os objectivos do negócio e com as práticas de controlo de custos do banco».
Sara Candeias entrou no banco no final de 2021 e criou a Direcção de Dados e Analítica no início de 2023. Esta unidade tem a «missão assegurar que a informação – financeira e não financeira – é gerida como um activo estratégico, promovendo decisões mais rápidas e precisas».
A actual CDO afirma que a abordagem seguida no Montepio «apoia-se em uma arquitectura de dados robusta, boas práticas de governo e qualidade de dados, para além de uma forte cultura de colaboração entre equipas».