A Agência Nacional de Inovação (ANI) anunciou, durante o 34º Digital Business Congress, o vencedor da distinção Born from Knowledge (BfK) dos WSA Portugal 2024. O prémio foi atribuído à plataforma
Machine-driven Identification of Talent (MIT) da Code for All.
A solução da escola de programação usa inteligência artificial e aprendizagem automática detectar aptidões técnicas e comportamentais através de exercícios digitais e permite identificar «divíduos com elevado potencial para a transição e requalificação na área das tecnologias de informação».
A MIT substitui os tradicionais testes psicométricos e está a ser testada em empresas como os CTT e Sonae, com vista à requalificação de colaboradores e à aceleração da transição digital.
A distinção BfK visa reconhecer o melhor projecto nacional com base científica e tecnológica com impacto na sociedade e corresponde a um prémio monetário de 2500 euros.
Sílvia Garcia, administradora da ANI, explica que o «projecto da Code for All materializa a missão do programa Born from Knowledge: transformar conhecimento científico e tecnológico em soluções com impacto real na vida das pessoas e na economia. É um exemplo notável de como a inovação pode ser motor de inclusão e competitividade».