Empreendedorismo

Bandora expande presença nos Estados Unidos e ganha pitch que dá acesso à CES

Este passo no processo de internacionalização foi impulsionado pelo recente investimento de 100 mil euros da HearstLab, o braço de investimento da Hearst Corporation.

Márcia Pereira © Bandora

A Bandora anunciou os resultados e um projecto-piloto feito com a que decorreu com a Lufrankton LLC, nas cadeias de fast food Daves Hot Chicken e Dunkin’ Donuts, em New Jersey, nos EUA.

A startup portuguesa conseguiu que as lojas que implementaram a sua solução de IA de eficiència energética tivessem uma «redução média de 50%» do consumo energético «a partir do segundo mês».

O sucesso da fase-piloto vai originar a expansão da parceria para mais localizações dos Estados Unidos, incluindo Massachusetts e Florida. A Bandora espera ainda entrar em empresas de retalho nesse mercado.

Este passo no processo de internacionalização foi impulsionada pelo recente investimento de 100 mil euros da HearstLab, o braço de investimento da Hearst Corporation, sendo que a primeira ronda de investimento para apoiar a expansão está agendada para o último trimestre deste ano.

Para além de Portugal e EUA, a Bandora está presente em Espanha, no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos, estando prevista a chegada à República Dominicana e na Colômbia.

Márcia Pereira, CEO e fundadora da Bandora, explica que «trabalhar com as cadeias deu a oportunidade de provar a eficácia da tecnologia em ambientes exigentes, com grande volume de clientes e em múltiplas localizações».

A responsável salienta a estratégia da empresa: «Estamos muito entusiasmados com estes resultados excepcionais e com as novidades que estão por vir, que reflectem a confiança de novos parceiros na integração de uma solução tecnológica inovadora, que ajuda a revolucionar a eficiência energética dos seus edifícios e que assenta num modelo de negócio que privilegia o lado da procura».

A startup foi ainda a vencedora do concurso de pitch da CTA, a organizadora da CES, durante o CEO Summit, que se realizou em Lisboa. Como prémio, a empresa portuguesa receberá um espaço de exposição gratuito no Eureka Park durante o importante evento em Las Vegas que ocorre no início de 2026 e reúne 1400 startups de todo o mundo.

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