Empreendedorismo

Manie, Ubbu, WiseWorld e Metatissue são as representantes nacionais na final do South Summit

A 14ª edição desta competição contou com 4500 candidaturas sendo que finalistas foram escolhidas com base em factores como «a escalabilidade do projeto, financiamento, grau de inovação, atractividade para investidores e qualidade da equipa».

© South Summit

A competição de startups do South Summit Madrid 2025, que decorre entre 4 e 6 de Junho, tem quatro finalistas nacionais entre as cem seleccionadas para a final.

Entre as representantes de Portugal está a Manie. Esta startup do Porto simplifica a gestão de energia ao automatizar a mudança de fornecedor, garantindo que os utilizadores têm sempre acesso à melhor oferta. Já a WiseWorld, também portuense, tem uma solução de IA que ajuda a analisar as soft skills em tempo real e ter dados objectivos e accionáveis.

A Ubbu desenvolveu uma plataforma edTech gamificada que visa aumentar o acesso digital e a literacia entre
crianças dos 6 aos 12 anos. A startup de Lisboa criou uma ferramenta que pode ser usada por qualquer professor sem formação técnica e que oferece currículos estruturados e materiais de apoio.

Por último, a Metatissue de Ílhavo desenvolve biomateriais à base de proteínas humanas para o cultivo celular 3D e engenharia de tecidos, melhorando a avaliação de medicamentos e reduzindo falhas em ensaios clínicos
ao replicar com precisão os ambientes fisiológicos humanos.

A 14ª edição desta competição contou com 4500 candidaturas sendo que as finalistas foram escolhidas com base em factores como «a escalabilidade do projecto, financiamento, grau de inovação, atractividade para investidores e qualidade da equipa».

Das 100 startups escolhidas, 49% já geram vendas ou apresentam tracção, 32% estão em fase de crescimento e 6% são já negócios consolidados. Além disso, 37% registaram um volume de negócios superior a 500 mil dólares, dos quais 23% ultrapassaram um milhão e 7% os cinco milhões.

Por outro lado, cerca de 70% já captaram mais de meio milhão de dólares em investimento, das quais mais de metade obtiveram mais de um milhão, 14% superaram os cinco milhões e 9% ultrapassaram os 10 milhões.

Deixe um comentário