A OVHcloud anunciou a abertura da sua primeira Local Zone em Portugal. Situada em Lisboa, a primeira zona local de nuvem pública da empresa no país oferece «baixa latência, a residência de dados local e o cumprimento de rigorosas políticas de segurança» às empresas nacionais.
Para já as organizações que usem a nova localização passam a usufruir das funcionalidades Compute, Block Storage, Object Storage e Backup, bem como do Networking, incluindo o IP Público local sendo que serão implementados outros serviços nos próximos meses.
A Local Zone de Lisboa possui a certificação ISO/IEC 27001 para a segurança de serviços cloud, e ISO/IEC 14001 em questões ambientais, que garantem que as empresas podem «operar aplicações num ambiente com os mais elevados padrões de segurança, ao mesmo tempo que mitigam o seu impacto ambiental».
«A inauguração da Local Zone de Lisboa marca uma data histórica na relação da OVHcloud com Portugal. A partir de agora, as empresas portuguesas vão poder tirar partido dessa Local Zone e contar com serviços ainda mais seguros, rápidos e eficientes, a fim de apoiar tanto negócios locais quanto a transformação digital no ecossistema tecnológico português», explica John Gazal, Vice-Presidente da OVHcloud para a Europa do Sul e Brasil.
Actualmente, a OVHcloud opera 27 Local Zones em vários pontos do mundo e prevê chegar a 42 até Agosto de 2025.