O Conselho Europeu da Inovação (European Innovation Council, na sigla em inglês EIC) anunciou o seu relatório de impacto na quarta edição do seu evento anual dedicado ao ecossistema deeptech. O EIC Impact Report 2025 revela que a organização europeia já mais 700 startups e PME de deeptech num valor de 6 mil milhões de euros.
O Conselho, que tem um orçamento de mais de 10 mil milhões de euros ao abrigo do programa Horizonte Europa (2021 – 2027), procura posicionar o continente como líder mundial de inovação que se baseia em ciência, tecnologia e engenharia de ponta.
Assim, o Fundo EIC investiu, desde a sua criação em 2021, em mais de 150 rondas de investimento, sendo que 60 das quais se realizaram em 2024. Este instrumento atraiu ainda com sucesso mais de 1,6 mil milhões de euros em co-investimento em rondas de capital directo, o que equivale a mais de 3 euros de investimento adicional por cada euro de investimento pelo EIC.
Este financiamento foi realizado em conjunto com mais de 600 sociedades de capital de risco, empresas e investidores estratégicos, incluindo os 25 maiores VC da Europa.
O relatório revela que mais 70 empresas apoiadas atingiram o estatuto de ‘centauro’, com avaliações superiores a 100 milhões de euros, e seis dessas empresas estão avaliadas em mais de 500 milhões de euros. As empresas investidas pelo Conselho conseguiram ainda atrair mais de 12 mil milhões de euros de investimentos adicionais, principalmente de capital de risco.
Em média, as empresas apoiadas pelo EIC registaram um aumento de 50% no emprego e no volume de negócios no prazo de dois anos após terem recebido um prémio desta organização.
Em termos de áreas financiadas, a principal foi a de semicondutores quânticos e semicondutores com com 850 milhões de euros; seguida da inteligência artificial com 725 milhões e das soluções de produção e armazenamento de energia com 700 milhões. Logo a seguir veio a biotecnologia (industrial, agro-alimentar e dos cuidados de saúde) e o fabrico biológico com 625 milhões; materiais avançados com 500 milhões e as tecnologias espaciais com 300 milhões de euros.
Segundo o estudo, o EIC tem «desempenhado um papel fundamental na criação de novas tecnologias a partir da base de investigação da Europa». Desta forma, os projectos Pathfinder e Transition do EIC deram origem a mais de 1300 inovações e levaram à criação de mais de 100 empresas derivadas.
No que diz respeito ao empreendedorismo no feminino, 30% de empresas apoiadas em 2024 são lideradas por mulheres (CEO/CTO/CSO), existindo também mais de 20% de mulheres coordenadoras e participantes em projectos de investigação. Desde a sua fundação, o Conselho distinguiu mais de 30 mulheres cientistas e empresária com o Women Innovators Prize.