EmpreendedorismoNotícias

Cabrio-Triptych e CameraCar foram os grandes vencedores dos European Innovation Procurement Awards

Os vencedores, escolhidos por um júri de peritos independentes, recebem 75 mil euros para continuar a apoiar a promoção da inovação na contratação pública.

Os European Innovation Procurement Awards foram atribuidos no final do primeiro dia do EIC Summit e os grandes vencedores são Cabrio-Triptych e CameraCar, nas categorias de Net Zero Industry procurement e Innovation Procurement Initiative, respectivamente.

Estes prémios visão «celebram iniciativas pioneiras no domínio dos contratos públicos que impulsionam a inovação» e que «dão resposta a desafios da sociedade fundamentais em toda a União Europeia».

Na categoria de Net Zero Industry procurement, além da solução belga para projectos de construção sem emissões, ficaram as startups H2Global (Alemanha), que impulsiona o mercado do hidrogénio renovável-, e a Net Zero Persikan (Suécia), que tem um parque de máquinas totalmente eléctrico num local de desenvolvimento em Estocolmo e tem um modelo escalável para os municípios alcançarem emissões zero de carbono.

Já na segunda categoria, a Innovation Procurement Initiative, além da plataforma da República Checa de monitorização do estacionamento com base em IA, ficou a Joint POSIDON PCP (Itália e Espanha), que procede à descontaminação de terrenos poluídos e estabeleceu novas normas para a recuperação sustentável dos solos; e a EMS LLS (Países Baixos, que está a expandir a rede eléctrica inteligente no Living Lab Scheveningen para reduzir o congestionamento energético.

Os vencedores, escolhidos por um júri de peritos independentes, recebem 75 mil euros para continuar a apoiar a promoção da inovação na contratação pública, enquanto os segundos classificados em cada categoria recebem 50 mil euros (segundo lugar) e os terceiros levam um prémio de 25 mil euros.

Os EUIPAwards são atribuídos pelo Conselho Europeu de Inovação e pela Agência Executiva para as PME (EISMEA) e financiados ao abrigo do Horizonte Europa.

 

Deixe um comentário