NotíciasTendências

Gov.pt quer integrar todos os serviços públicos numa só aplicação

Chama-se Gov.pt, está disponível para Android e iOS e pretende ser “o primeiro passo para a integração de todos os serviços públicos numa única aplicação móvel”, garante o gabinete da ministra da Juventude e Modernização.

© businessIT

Disponível desde Dezembro de 2024, a Gov.pt pretende incorporar todas as aplicações digitais do Estado num canal único e «assinala um avanço significativo no compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos», diz o comunicado enviado à imprensa pelo gabinete da ministra da Juventude e Modernização. Basicamente, esta aplicação unifica as ID.gov e Autenticação.gov, disponibilizando agora dezasseis documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel, «garantindo acesso rápido e simplificado», diz o gabinete.

Testámos a aplicação e sim, a aplicação é leve (33,6MB), intuitiva e de fácil instalação. Se já for utilizador do ID.gov e Autenticação.gov, basicamente os dados de acesso são os mesmos: a integração dos documentos nesta plataforma é automática. Além do acesso aos documentos oficiais, está ainda disponível a adesão à Chave Móvel Digital por biometria, assinaturas digitais qualificadas e autenticação por QR Code.

Chave Móvel Digital dá acesso à app
Se quiser usar esta nova app, precisa da Chave Móvel Digital – o meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português – sendo depois encaminhado para o separador de adicionar documentos.

Com esta novidade, volta a pergunta: ‘Posso, então, deixar os documentos em casa?’ De acordo com a legislação portuguesa em vigor, todos os organismos da Administração Pública (central e local) e, em muitos casos, entidades privadas que exijam a apresentação de documentos oficiais para a prestação de serviços, são obrigados a aceitar os documentos disponibilizados em formato digital através dos canais oficiais do Governo, sendo a aplicação ID.gov um desses exemplos. A questão é que esta aplicação requer acesso à Internet, ou seja, se não tiver a certeza de que tem disponibilidade de rede para ter acesso a dados móveis (ou Wi-Fi), o melhor mesmo é ter as versões físicas.

No futuro, segundo o gabinete, a aplicação Gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Além disto, este recurso contará ainda com um «assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas», bem como uma «área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas