A Casa do Impacto (CI) anunciou uma nova edição do RISE for Impact, um programa de aceleração de soluções que respondem aos «desafios da sustentabilidade social, especialmente nas áreas da saúde, inclusão e cidadania», e que estejam alinhadas com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Janeiro de 2025 e podem ser feitas aqui. Os interessados em candidatar-se devem ter projectos em fase de desenvolvimento e validação de ideias, com um produto ou serviço, bem como com um modelo de negócio que tenha impacto nas áreas estipuladas no concurso.
O RISE for Impact tem um prémio monetário total de 10 500 euros, sendo que os vencedores terão ainda direito a mentoria permanente e incubação e integração no ecossistema da CI, que tem uma rede de 50 parceiros e potenciais investidores.
Nuno Comando, director da Casa do Impacto, explica que o programa «aborda desafios crescentes, de difícil resolução, que dia após dia vão ganhando novos contornos, que vivem entre o mediatismo circunstancial e o esquecimento generalizado, que muitas vezes carecem de soluções criativas e colaborativas, que aproximem cidadãos, especialistas, empresas e instituições».
As últimas cinco edições do RISE for Impact somaram mais de 300 candidatos e um investimento de mais de 176 mil euros em prémios. O responsável salienta que estes projectos vencedores «hoje têm um papel muito relevante em Portugal na educação, na cidadania, no combate ao isolamento, no envelhecimento activo, na luta contra as desigualdades, entre muitos outros tópicos».