Relação mais interactiva e personalizada
Sérgio Azevedo, managing partner da Streamroad Consulting, não tem qualquer dúvida de que a relação entre marcas e consumidores nunca esteve tão interactiva e personalizada como agora: «Plataformas como redes sociais, IA e algoritmos de machine learning permitem às marcas segmentar com precisão o seu público, entregar mensagens adaptadas e responder em tempo real às interacções». Também para este especialista, a comunicação deixou de ser unidireccional, com os consumidores a terem um papel activo no processo, moldando as suas experiências com as marcas: «A tecnologia também permite às marcas recolher dados para compreender melhor os comportamentos dos consumidores e ajustar a sua oferta em conformidade».
Relativamente à forma como as tecnologias emergentes estão a influenciar a percepção de valor das marcas pelos consumidores, Sérgio Azevedo sublinha ser evidente que estão a mudar significativamente a percepção de valor das marcas pelos seus clientes, ao facilitarem uma experiência mais personalizada e eficiente: «Ferramentas como a IA, a análise avançada de dados e a automação permitem às marcas segmentar os seus clientes com maior precisão e fornecer conteúdos mais relevantes e ajustados às necessidades de cada empresa». Além disso, tecnologias como o machine learning e a IoT melhoram a capacidade das marcas de monitorizar o desempenho dos seus produtos ou serviços em tempo real, o que, não só eleva a confiança e a transparência na relação comercial, mas também optimiza a tomada de decisões por parte dos seus clientes: «Estas inovações tecnológicas não só diferenciam as marcas que as adoptam, mas também criam novas expectativas no mercado, elevando o nível de exigência dos consumidores no que diz respeito ao valor entregue», acredita Sérgio Azevedo.
Uma conversa bilateral
O impacto da tecnologia no marketing passa, segundo Diogo Pinheiro, COO & managing partner da Legendary, pelo facto de a “conversa” entre cliente e marca ser bidireccional e instantânea: «Actualmente, as marcas podem estar muito mais próximas dos consumidores e vice-versa. Acredito também que esta mudança de paradigma trouxe mais poder ao consumidor, o que podemos verificar pela relevância que têm as reviews. Vivemos agora num mundo mais instantâneo e próximo». O executivo acredita que as novas tecnologias trazem um aumento de percepção, tanto positiva como negativa: «É possível criar experiências mais personalizadas e cada vez mais focadas no consumidor e nas suas necessidades».
Com as novas tecnologias a amplificarem a criatividade, permitindo experiências interactivas e personalizadas, as redes sociais ganham particular relevância como um dos maiores focos na criação e manutenção das comunidades por parte das marcas: «A facilidade que existe em juntar uma série de pessoas em torno de algo é, em tudo, totalmente diferente do esforço e investimento que era necessário no passado. Deixa de ser algo que apenas algumas marcas podem trabalhar, para ser algo que está ao alcance de qualquer marca».