As compras online conquistaram, definitivamente, um lugar de destaque nos hábitos de consumo diários dos portugueses. No entanto, apesar de toda a comodidade e rapidez que nos oferecem, este tipo de consumismo digital exige de todos nós uma especial atenção à segurança dos pagamentos.
Ainda que o pagamento de compras online possa ser efetuado por referência multibanco ou transferência imediata, o meio de pagamento online mais utilizado pelos consumidores portugueses é o cartão de crédito, meio que, fruto dos mais recentes aportes de segurança, nomeadamente a dupla autenticação, garante transações digitais mais protegidas.
Assim, antes de utilizar o cartão de crédito nas compras online, convém tomar as devidas precauções de segurança, principalmente no que diz respeito ao site da marca onde tenciona fazê-lo, de forma a evitar possíveis casos de fraude ou burlas.
Como fazer compras online em segurança com o cartão de crédito?
Com o auxílio do UNIBANCO, instituição financeira especializada em soluções de crédito, quando fizer uma compra online com o cartão de crédito, siga estes conselhos básicos:
Utilize uma ligação à Internet segura
Utilizar uma ligação de Internet segura aquando de uma compra online, traduz-se por evitar fazer uso de ligações wi-fi públicas ou utilizar um PC/smartphone/tablet de outra pessoa para realizar a sua compra e respetiva transação.
Verifique se o dispositivo através do qual faz compras online está protegido
Antes de realizar uma compra online, verifique se o seu PC, smartphone ou tablet tem um antivírus atualizado e a firewall ligada.
Garanta de que se trata de uma loja online credível
Para evitar perder o seu dinheiro e entregar os dados do seu cartão de crédito a burlões, é importante que se assegure que a loja online ou o site onde vai fazer compras é credível.
De forma a comprovar a sua credibilidade, procure comentários e críticas online de outros utilizadores, leia atentamente as políticas de privacidade do site e evite aceder a sites através de links, optando ao invés, por inserir diretamente o endereço no motor de pesquisa.
Lembre-se, a lei obriga a que todas as lojas online apresentem aos consumidores o nome ou denominação social da empresa, endereço geográfico em que se encontra localizada e endereço eletrónico, registo comercial e NIF.
Leia os termos de venda
Nos termos de venda devem constar, explicitamente e de forma transparente, as condições de devolução e reembolso, prazos e custos de entrega.
Caso a loja online não faculte estes dados ou pratique preços demasiado baixos tendo em conta a média do mercado, desconfie.
Fique atento ao seu extrato bancário
Ainda que respeite todos os conselhos de segurança que lhe demos até agora, mantenha-se atento ao seu extrato bancário depois de efetuar a compra.
Se lhe retirarem dinheiro a mais ou verificar a existência de indícios de fraude, contacte imediatamente o seu banco e apresente queixa junto da GNR ou da PSP.
Conheça os seus direitos enquanto consumidor
Os direitos do consumidor são exatamente os mesmos numa compra presencial e numa compra online, por isso, para evitar ser ludibriado, conheça-os nestes dois sites:
- Portal do Centro Europeu do Consumidor
- Plataforma da DECO em Portugal para as compras online
Se quiser apresentar queixa, pode sempre fazê-lo no Portal da Queixa ou no Livro de reclamações online.