O BPI e a o CaixaBank anunciaram a abertura das candidaturas aos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI), uma iniciativa que visa apoiar startups e as soluções que «respondam aos desafios do futuro, permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global».
As empresas nacionais de base tecnológica com menos de três anos podem inscrever-se no respectivo site até dia 5 de Dezembro (14:00, GMT) sendo que nesta 18ª edição são atribuídos dois prémios às empresas com maior impacto na área geográfica ‘Norte e Centro’ e ‘Lisboa, Sul e Ilhas’. Cada um dos vencedores territoriais receberá 6 mil euros.
Nas categorias sectoriais, as startups portuguesas vão competir com as seis congéneres espanholas sendo que, este ano, os PEXXI vão valorizar «alguns dos temas transversais mais importantes no ecossistema empreendedor, como a escalabilidade dos projectos e o seu grau de inovação, assim como o compromisso com os desafios no domínio da sustentabilidade».
As categorias a concurso são impacto social, sustentabilidade, inovação disruptiva, escalabilidade, agro impulso e fintech. As vencedoras recebem um prémio de 20 mil euros e têm acesso a um programa de acompanhamento e formação internacional num hub de inovação, ministrado em colaboração com a ESADE e o MIT Boston.
Além disso, vão também participar no Investors Day EmpreendeXXI e no programa DayOne Open Innovation, para realizar uma prova de conceito ou piloto com o CaixaBank, e ter acesso à comunidade AlumniXXI e aos clientes DayOne.
Os Prémios Empreende XXI foram lançados há 18 anos, em Espanha, pelo CaixaBank, através da DayOne (divisão especializada para empresas tecnológicas e investidores), tendo sido a participação alargada a Portugal, através do BPI, em 2017. Na edição anterior, candidataram-se 1135 startups, das quais 148 portuguesas, em que as vencedoras nacionais foram a IPLEXMED e a Greenmetrics.ai.