InternacionalNotícias

EllaLink inicia construção da extensão do cabo submarino que vai permitir ligar Portugal à Guiana Francesa

O projecto, que tem financiamento do programa Connecting Europe Facility (CEF), terá 2100 km e deverá estar pronto em 2026.

A EllaLink e a SPLANG, a empresa pública local para o desenvolvimento digital da Guiana Francesa, anunciaram início da construção do sistema Lum@link até Caiena, uma extensão do cabo submarino que liga a Europa à América Latina. Este irá criar «uma ponte» entre a região das Caraíbas, o Brasil e a Europa, «promovendo novas oportunidades para contornar a América do Norte».

O projecto, que tem financiamento do programa Connecting Europe Facility (CEF), começou no Verão de 2024 com o levantamento marítimo e as previsões apontam que o cabo esteja pronto para o serviço em 2026. Esta extensão terá 2100 km ligada ao sistema de cabos submarinos existente da EllaLink que tem amarração em Sines e Fortaleza, no Brasil.

Segundo as empresas, a Alcatel Submarine Networks foi «seleccionada para construir a secção submarina, que incluirá dois pares de fibras e utilizará tecnologias ópticas de ponta, como uma unidade de ramificação ROADM WSS». Já a EllaLink será responsável pela operação e manutenção da nova infraestrutura.

Vincent Gatineau, SVP aubsea infrastructure development da EllaLink, explica a importância do novo sistema: «Desde a sua criação, o sistema EllaLink foi concebido para permitir a integração gradual de novos mercados. Este é o quarto ramo que estamos a construir a partir do sistema principal, confirmando a experiência da nossa equipa na gestão do ciclo de vida completo das infraestruturas de cabos submarinos de telecomunicações. Este projecto reflecte a dedicação da EllaLink em facilitar a conectividade em novas geografias, melhorando o alcance local com um impacto global».